9 melhores jogos de escalada de todos os tempos

Você se assustaria com a forma como os jogos podem trabalhar um mesmo tema de maneiras totalmente diferentes. Esse é o caso da escalada, que assume formas em 2D e 3D e pode passar uma mensagem profunda, frustrar ou mesmo arrancar boas risadas, dependendo de qual experiência estamos falando.

Este é o poder dos videogames e suas infinitas possibilidades. Infelizmente, nem todos olham com bons olhos para jogos do tipo — basta levar em conta que poucos estúdios AAA exploram a escalada hoje em dia.

Há elementos aqui e ali em The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Uncharted ou mesmo Tomb Raider. No entanto, os exemplos de títulos de grande orçamento voltados principalmente para a escalada são pouquíssimos.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Pensando nisso, o Canaltech reuniu 9 jogos sobre escalar picos, montanhas e montes, seja com foco narrativo, temático ou mecanicamente falando.

9. Ice Climber

Ice Climber é um dos maiores clássicos do Nintendinho e está entre os primeiros grandes jogos a abordar a escalada em videogames. No título, controlamos os personagens Popo e Nana, conhecidos como Ice Climbers, que precisam escalar 32 montanhas de gelo.

Ice Climber é ainda mais divertido em co-op (Divulgação/Nintendo)

Para isso, os protagonistas contam com um martelo que serve para quebrar o caminho acima e eliminar animais que atrapalham a subida. Ice Climber é um jogo bem desafiador, o que não era raro em 1985, e, apesar de não ser um "simulador de escalada" por si só, engloba o tema em seu gameplay.

8. Celeste

Celeste é um jogo de plataforma de precisão onde acompanhamos a história de Madeline em uma jornada de autodescoberta enquanto escala a montanha Celeste. O jogo conquistou o coração de muitos jogadores por tratar de temas sensíveis e por sua dificuldade elevadíssima, digno de um plataforma de precisão. Celeste ainda levou uma indicação a Jogo do Ano pelo The Game Awards 2018, junto de outros gigantes como Red Dead Redemption 2 e God of War (2018).

Celeste é conhecido por sua dificuldade extrema (Divulgação/Maddy Makes Games/Extremely OK Games)

Celeste é outro caso de jogo que não é exatamente um simulador de escalada, mas acaba girando em torno desta temática. Apesar de não ser o padrão, Celeste tem uma movimentação muito técnica que depende da habilidade dos jogadores para escalar a montanha.

7. Death Stranding

Um dos melhores walking simulators, Death Stranding é um jogo sobre conexão, luto e isolamento que, apesar de dividir opiniões no início, rapidamente conquistou os jogadores, principalmente durante a pandemia de covid-19.

Death Stranding conta com ferramentas para atravessar terrenos de diferentes tipos (Divulgação/Sony)

Apesar de ser mais um simulador de entregas do que de escalada, Death Stranding conta com obstáculos montanhosos que exigem ferramentas e atenção dos jogadores para não derrubar as cargas. O Social Strand System, recurso social de Death Stranding, deve ser destacado, já que os usuários podem deixar estruturas como pontes, cordas e escadas para que outros jogadores façam a travessia.

6. A Short Hike

Saindo de um jogo com tom sério e indo para os famosos cozy games, A Short Hike é um título curto que aborda a subida de uma montanha de forma mais leve e reflexiva, tratando de temas como a ansiedade.

A Short Hike é uma excelente pedida para jogar nas férias (Divulgação/Whippoorwill Limited)

O jogo é aclamado pela crítica e se destaca por sua belíssima trilha sonora e interação com personagens ao redor do pico. Apesar de curto, A Short Hike entrega uma experiência completa e tocante.

5. A Difficult Game About Climbing

Para quem se mordeu de frustração jogando o famoso Getting Over It, A Difficult Game About Climbing pode ser uma excelente pedida. Os rage games cresceram bastante com a popularização de livestreams no YouTube e na Twitch. Estamos falando daquele tipo de jogo extremamente difícil de propósito para frustrar os jogadores, como é o caso de A Difficult Game About Climbing.

A Difficult Game About Climbing é um rage game muito frustrante (Divulgação/Pontypants)

Desenvolvido pela Pontypants, no jogo controlamos um personagem careca que não usa as pernas nunca. A Difficult Game About Climbing oferece apenas as mãos à disposição do jogador, o que pode ser um problema para um jogo baseado em física. Apesar de extremamente frustrante, o título é engraçado e tem avaliações muito positivas no Steam.

4. White Knuckle

Considerado por alguns como um dos jogos de escalada mais inventivos dos últimos anos, White Knuckle mistura mecânicas de escalada rápida, roguelite e terror com uma estética parecida com o que vimos no PS1.

White Knuckle mistura escalada, roguelite e terror (Divulgação/Dark Machine Games, DreadXP)

Apesar de estar em acesso antecipado, White Knuckle foi muito bem avaliado no Steam, oferecendo uma experiência completa e difícil, como escaladas devem ser.

3. Jusant

Do outro lado da montanha, Jusant propõe uma escalada mais lenta, rítmica e sem o fator frustração para quem quer aproveitar uma experiência com um pouco menos de compromisso.

Jusant une escalada à meditação (Divulgação/Don't Nod)

O título da aclamada Don't Nod, de Life is Strange, transmite uma vibe quase meditativa. Jusant traz muitos elementos de puzzle, sem deixar o fator escalada de lado, com ferramentas e gerenciamento de vigor, além de um tom mais relaxante e fantástico.

2. PEAK

Um dos jogos multiplayer mais populares de 2025, PEAK se destacou por criar um sistema de escalada sem muitas complexidades, mas com biomas diferentes e quedas enormes, que dificultam a jornada. O chat de voz por aproximação ajudou muito na popularidade de PEAK, rendendo clipes engraçados com gritaria e risadas.

PEAK foi um dos melhores jogos multiplayer de 2025 (Divulgação/Team PEAK)

O visual do título dá um contraste ainda maior com sua dificuldade relativamente alta. Todos esses elementos se unem em um dos melhores cooperativos do ano.

1. Cairn

Podemos estar roubando um pouco com nosso último jogo sobre escalada, mas é por um bom motivo. Cairn é um jogo programado para chegar em 29 de janeiro de 2026 ao PC e ao PlayStation 5, e promete ser uma excelente experiência de escalada ao abordar gestão de recursos e elementos de sobrevivência. O título está entre os jogos indie de 2026 mais adicionados em listas de desejos no Steam.

Cairn promete ser um dos jogos de escalada mais desafiador de todos os tempo (Divulgação/The Game Bakers)

Cairn pretende ser um verdadeiro simulador de escalada, onde exploração e cuidado são imprescindíveis. A proposta do jogo é mover um membro de cada vez enquanto escala, com forte ênfase e física, além de oferecer várias ferramentas para subir, descansar e cuidar dos status de sede, fome, etc. Cairn conta com uma demonstração gratuita no PC e PS5. A demo apresenta alguns problemas de performance no console da Sony. A expectativa que fica é de um jogo que será desafiador e bem complicado para alpinistas de primeira viagem.

9 melhores jogos de escalada de todos os tempos

Os jogos sobre escaladas monumentais têm um gosto ainda mais especial quando levamos em conta toda a superação após chegar ao topo de uma colina e passar por todos os obstáculos. O mais legal de tudo é que os jogos citados exploram esse tema de formas muito diferentes, garantindo uma boa variedade tanto de tom como de mecânicas.

Abaixo é possível conferir os melhores jogos com mecânicas de escalada de todos os tempos:

  1. Cairn
  2. PEAK
  3. Jusant
  4. White Knuckle
  5. A Difficult Game About Climbing
  6. A Short Hike
  7. Death Stranding
  8. Celeste
  9. Ice Climber

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.