
Entre as três maiores fabricantes de hardware do mundo, a Intel se destacou diante da AMD e NVIDIA na CES 2026 quando o assunto é anúncios além de IA. Estamos falando das CPUs mobile Panther Lake e a promessa do Time Azul em trazer grande desempenho em jogos com sua iGPU high-end, algo que não impressionou a rival AMD, dizendo que esses processadores não são ideais para consoles portáteis.
-
Core i3, i5, i7 ou i9: qual é a diferença entre eles?
- AMD Ryzen 3, 5, 7 ou 9: qual é a diferença entre eles?
Segundo alguns relatos de sites como Tom's Hardware e PC World, que marcaram presença na CES 2026 e entrevistaram executivos de ambas as empresas, houve uma troca de farpas entre eles. A Intel chegou a chamar a CPU Ryzen Z2, que equipa a maioria dos consoles portáteis de nova geração, de silício antigo, mesmo usando as últimas gerações de arquiteturas da AMD.
Em resposta, o Time Vermelho disse que "não se pode simplesmente usar silício mobile e colocá-lo no dispositivo portátil. É possível, mas os dispositivos portáteis ou os consoles se preocupam com gráficos de alta qualidade. Eles não se preocupam tanto com a capacidade de computação e não se importam com I/O".
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
AMD não concorda com comparativo da Intel com os Panther Lake
A AMD até diz que as CPUs Intel Panther Lake são "boas para certas coisas", mas diz o mesmo de seus Ryzen, lembrando até que algumas de suas CPUs convencionais de notebook estão em alguns handhelds (como o Ryzen 7 8840U/HS). A empresa lembra que esse segmento procura por chips feitos especificamente para poder gráfico mobile, aliado a softwares como o FSR.


Em sua apresentação, a Intel atacou a AMD dizendo que a iGPU Arc B390, a mais poderosa da geração Xe3 e que faz parte dos SKUs começados com Core Ultra X, entrega até 82% mais desempenho que a Radeon 890M, melhor implementação da arquitetura RDNA 3.5 presente na série Ryzen AI 300. Porém a AMD não achou isso nada justo, já que a comparação deveria ser feita com os Ryzen AI Max.
Essa série conta com a Radeon 8060S, iGPU RDNA 3.5 com 40 unidades computacionais, o máximo que a AMD oferece por enquanto em APUs para notebook. Existem vários testes que mostram que essa iGPU entrega performance equivalente à RTX 4060 mobile, até a superando em alguns jogos. Enquanto a Arc B390 tem desempenho similar à RTX 4050 mobile.
"O Strix Halo e o Ryzen AI Max competem com ele (Arc B390) e são melhores em termos de desempenho gráfico, em todos os aspectos", afirma Rahul Tikoo, executivo da AMD.
A AMD ainda não tem uma solução de nova geração como a Intel com os Panther Lake, já que os Ryzen AI 400, revelados na CES 2026, usam os mesmos gráficos integrados da série Ryzen AI 300.
Veja mais do CTUP:
- Parceiras da AMD vazam o Ryzen 9 9950X3D2 antes da hora
- ASUS revela novo mini PC NUC equipado com os novos Intel Core Ultra 300
- AMD amplia liderança: novo Ryzen 7 9850X3D é até 60% superior que rival da Intel
Leia a matéria no Canaltech.