ASRock lança placa-mãe que suporta memórias DDR4 e DDR5 para CPUs Intel

Os preços das memórias DDR5 dispararam de tal forma, que está muito difícil montar um PC do zero. Para exemplificar, 32 GB hoje custa quase o preço de um PC de entrada de antes dessa crise. Por isso, DDR4, que também está encarecendo, ainda é uma solução. Pensando nisso, a ASRock está trazendo ao mercado uma placa-mãe com chipset H610 que suporta ambas as tecnologias.

A nova placa foi revelada dentro CES 2026 e a própria Intel fez questão de dar uma atenção maior à ao modelo que a ASRock está chamando de "H610M Combo", já que ela é equipada com um combo de tecnologias, sendo o suporte as diferentes memórias. São dois slots DDR4 e quatro slots DDR5.

Essa é uma boa oportunidade para donos de plataformas mais antigas, mas que ainda usam memórias DDR4, mas querem fazer um upgrade para processadores Intel Core de 12ª, 13ª ou 14ª geração, já que todos suportam tanto DDR4 quanto DDR5. Por enquanto, nada sobre preço e disponibilidade foi mencionado, embora a ASRock tenha mencionado que as vendas começam em breve.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

DDR4 está voltando com tudo

Os Ryzen 5000 e Intel Core de 12ª geração cresceram ainda mais em popularidade nos últimos meses por conta dos preços das memórias DDR5. Por mais que, atualmente, são vendidos menos modelos dessas duas séries em relação ao seus respectivos lançamentos, ainda é possível encontrar Ryzen 5 e Core i5 com ótimo custo-benefício. A AMD já sinalizou que pode trazer mais CPUs Zen 3 de volta ao mercado e já existem fabricantes de placa-mãe lançando novos modelos com suporte a DDR4.

Jogos não são tão sensíveis à velocidade de memória RAM (o mesmo não se aplica em PCs com APU e outras aplicações), mas são (e muito) com quantidade de armazenamento. Por isso, em muitos cenários, DDR4 entrega o mesmo desempenho de DDR5. O problema mesmo é que a tecnologia anterior limita a CPU em dois aspectos: velocidade de comunicação em geral e até onde é possível ir em termos de desempenho.

Por mais que os Intel Core i7 e i9 Alder Lake e Raptor Lake suportem DDR4, eles performam melhor com DDR5 em geral. No caso da AMD, não é possível usar um Ryzen 7000 ou os mais recentes Ryzen 9000, já que eles só suportam memórias DDR5. Nesse caso, o investimento de alguns milhares de reais a mais seria necessário para montar um PC novo.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.