
A suposta descontinuação da GPU GeForce RTX 5070 Ti por parte da NVIDIA deu o que falar. A afirmação teria vindo da ASUS ao Hardware Unboxed e a mensagem se difundiu rapidamente. Agora, para esclarecer de uma vez, a gigante taiwanesa fez um pronunciamento dizendo que esse não é o caso, e que a "mídia pode ter recebido informação incompleta" de seu representante.
-
Saiba como escolher a placa de vídeo NVIDIA ideal
- Entenda a nomenclatura das placas de vídeo Nvidia GeForce
Se você acompanha a indústria de hardware de PC, viu que toda a imprensa especializada tocou nesse assunto na semana passada e muitos canais abordaram o tema em vídeos. Depois que a situação toda tomou uma grande proporção, a ASUS afirmou que a RTX 5070 Ti e a 5060 Ti de 16 GB "não foram descontinuadas" ou colocadas em um status de fim de suporte. "A ASUS não tem planos de parar de vender esses modelos", disse.
"As flutuações atuais no fornecimento de ambos os produtos se devem, principalmente, a restrições no fornecimento de memória, que afetaram temporariamente a produção e os ciclos de reabastecimento. Como resultado, a disponibilidade pode parecer limitada em determinados mercados, mas isso não deve ser interpretado como uma interrupção da produção ou retirada do produto", disse a ASUS.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Mídia vs. ASUS: quem está certo?
Tudo isso começou com o Hardware Unboxed, que havia pedido à ASUS uma RTX 5070 Ti pessoalmente durante a CES 2026. Um representante da empresa disse que não dispunha de modelos para empréstimo por conta do baixo estoque e também porque a GPU havia chegado ao fim do seu ciclo. O canal pediu uma confirmação sobre essa afirmação, e ela veio de forma positiva, indicando que a GPU havia sido descontinuada.
We’ve received some further updates to the RTX 5070 Ti situation
— Hardware Unboxed (@HardwareUnboxed) January 16, 2026
Asus has provided us with an additional statement, which says:
“To clarify, our internal communication was related to streamlining some models based on these chipsets due to the current GPU supply constraints.…
No pronunciamento da ASUS, ela menciona que essa comunicação era "relacionada à otimização de alguns modelos baseados nesses chipsets devido às atuais restrições de fornecimento de GPUs", em outras palavras, não tinha modelos o suficiente com essa GPU. A fabricante não para por aí e reforça que a própria NVIDIA disse em comunicado que "continua enviando todos os modelos de GeForce".
Depois de tudo isso, o próprio Hardware Unboxed disse que "não sabe dizer qual dos pronunciamentos da ASUS é realmente preciso". O canal afirma ainda que a RTX 5070 Ti está sofrendo com escassez "a um ponto de ser efetivamente encerrada". Por enquanto em nosso mercado, é possível encontrar essa placa de vídeo sem muita dificuldade (embora custe mais de R$ 7.000).
Em uma enquete publicada no YouTube, o Hardware Unboxed pergunta aos seus seguidores se eles acham que a informação passada realmente foi errada, ou se a ASUS e a NVIDIA estão agora tentando conter os danos de tudo isso, e 93% de 27 mil pessoas que participaram votaram na segunda opção.
Veja mais do CTUP:
- NVIDIA diz ser a única empresa imune à crise global de memórias
- NVIDIA pode trazer GPUs antigas de volta com mais performance em IA
- Menos RTX em 2026? NVIDIA diminui envio de GPUs às parceiras em até 20%
Leia a matéria no Canaltech.