
A China alcançou um marco histórico na aviação não tripulada. O país realizou o primeiro voo do Tianma-1000, o primeiro veículo aéreo não tripulado (ou apenas “UAV”) de médio teto desenvolvido com tecnologia totalmente nacional. O projeto é da Xi’an Aisheng Technology Group e o teste foi conduzido na província de Shaanxi.
- Avião supersônico quer fazer Sydney-Londres em apenas 2 horas
- Carro voador "de verdade" será lançado antes do que você imagina
Pensada como uma solução estratégica para o transporte civil e logístico, a aeronave foi projetada principalmente para transportar cargas por longas distâncias. Assim, a Tianma-1000 pode levar mercadorias comerciais e até equipamentos de emergência em missões de desastres naturais, por exemplo.
Como foi desenhado para operar mesmo em áreas com infraestrutura limitada, o UAV pode decolar e pousar em pistas com menos de 200 m mesmo sejam de terra compactada ou grama. Esta é uma característica importante para o uso da aeronave, já que permite seu uso em regiões isoladas ou afetadas por desastres naturais.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Tecnologia autônoma e alta performance
O grande diferencial tecnológico do Tianma-1000 está em sua autonomia: a aeronave tem um sistema inteligente de carga e descarga, e pode manusear até uma tonelada de carga em menos de cinco minutos de forma autônoma, o que reduz a necessidade da atuação humana em solo.
✈️China's Tianma-1000 unmanned cargo aircraft has completed its first successful flight, which has the following features:
— CGTN (@CGTNOfficial) January 11, 2026
-flying up to 8,000m
-taking off and landing in under 200m
-carrying one tonne of cargo and travel 1,800km
-being designed for logistics, emergency… pic.twitter.com/R4kHAo9nfD
Para completar o DNA tech, o Tianma-1000 tem sistemas avançados de inteligência artificial. A tecnologia é usada para planejar rotas, detectar obstáculos e desviar deles, permitindo operações em espaços aéreos desconhecidos e terrenos irregulares.
Leia também:
- Salão do Automóvel: GAC mostra carro voador com preço de Porsche
- Carro voador da Embraer faz voo teste inaugural em São Paulo
Leia a matéria no Canaltech.