Claude vai fazer o seu trabalho por você com o novo Cowork

A IA Claude pode ser sua nova companheira de trabalho: a Anthropic anunciou hoje (12) a nova ferramenta Cowork, um assistente que usa agentes para controlar o computador, montar planos de ação e realizar tarefas diárias para você

O Cowork é uma evolução do Claude Code, o conjunto de agentes da Anthropic para desenvolvedores. A empresa notou que os usuários usavam o Code para tarefas além da programação e decidiu transformá-lo numa ferramenta para as demais situações do dia a dia.

A seguir, confira:

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

  • Como o Cowork funciona?
  • O que o Cowork consegue fazer?
  • Qual a diferença para o chatbot tradicional? 
  • Preço salgado

Como o Cowork funciona?

O Cowork atua como um assistente de IA com acesso a todas as pastas e arquivos do computador de cada pessoa. É possível pedir para a ferramenta atuar com base em documentos específicos, como uma pasta de transcrições ou planilhas de resultados, no lugar de uma abordagem geral.

Após o comando inicial, o “companheiro de trabalho” cria um plano com todas as ações que precisam ser tomadas até o resultado final e começa a trabalhar. É possível interromper ou inserir novas instruções a qualquer momento — além disso, o usuário escolhe quais informações ou conectores podem ser acessados.

Os resultados podem ser exibidos num painel com todas as instruções traçadas e documentos usados. 

Claude Cowork monta plano de ação e consegue acessar pastas específicas do computador (Imagem: Divulgação/Anthropic)

O que o Cowork consegue fazer?

A Anthropic lista os seguintes exemplos:

  • Limpar a tela inicial do computador;
  • Compilar e analisar os arquivos de uma pasta;
  • Criar planos de ação;
  • Reorganizar arquivos recentes;
  • Criar novos arquivos;
  • Converter prints de recibos para uma planilha.
IA pode arrumar a sua área de trabalho (Imagem: Divulgação/Anthropic)

Qual a diferença para o chatbot tradicional? 

A versão “padrão” do Claude também consegue analisar arquivos e criar novos documentos, mas a diferença do Cowork é a habilidade de ter acesso a pastas específicas do computador e trabalhar em cima do material de cada uma delas. 

A empresa compara muitas funções com o Claude Code, já existente no mercado, mas reforça que a ferramenta é otimizada para tarefas que não envolvem programação.

Preço salgado

Por enquanto, o Cowork está em fase de prévia, disponível para assinantes do plano Max no aplicativo do Claude para macOS. A assinatura custa a partir de US$ 100 por mês (cerca de R$ 540 na cotação atual), então você precisa abrir a carteira para testá-la.

A Anthropic abriu um formulário de lista de espera para assinantes de outros planos (docs.google.com).

Leia também:

VÍDEO: qual IA escolher?

Leia a matéria no Canaltech.