Confer é a nova IA criptografada feita pelo criador do Signal; conheça

Moxie Marlinspike, criador do aplicativo de mensagens Signal, lançou o Confer, uma inteligência artificial (IA) focada em privacidade. Com o slogan “IA verdadeiramente privada. Seu espaço para pensar”, a plataforma promete segurança absoluta para os dados dos usuários.

Logo na interface inicial, a nova IA afirma que os dados nunca serão usados para treinamento ou vendidos. No tópico de criptografia de ponta a ponta, o sistema indica que apenas o usuário possui as chaves de acesso.

“Nem mesmo nós podemos ler suas mensagens”, informa o site. O apelo da plataforma de Marlinspike chega em um momento de crescente desconfiança sobre como as big techs lidam com os dados de seus clientes.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Confer
Confer promete oferecer criptografia de ponta a ponta às interações dos usuários (Imagem: Captura de tela/João Melo/Canaltech)

Como funciona a tecnologia do Confer

Em uma postagem oficial, o fundador explica que, diferentemente das IAs tradicionais — que enviam comandos em texto simples para servidores onde ficam vulneráveis a hackers ou funcionários —, o Confer adota um modelo de segurança diferente.

O sistema combina computação confidencial com criptografia originada de chaves de acesso (passkeys) para manter os dados privados. Esse processo ocorre graças à “Inferência Privada”, que permite que a IA realize cálculos matemáticos para gerar respostas sem nunca ter acesso ao conteúdo real das interações no servidor.

Para garantir esse modelo, o app usa passkeys protegidas pela biometria do dispositivo. O histórico permanece protegido, impedindo o acesso até mesmo dos desenvolvedores da plataforma.

Assim que o usuário entra na plataforma, o sistema gera uma chave de acesso exclusiva que assegura a proteção total dos dados.

Confer
Confer gera uma chave de criptografia a cada acesso do usuário à plataforma (Imagem: Captura de tela/João Melo/Canaltech)

Integração com outras IAs 

Além dos recursos avançados de segurança, o Confer oferece aos usuários a possibilidade de interagir com um chatbot que tem uma interface semelhante à do ChatGPT, da OpenAI. E um dos destaques fica por conta da possibilidade de importar conversas de outras IAs.

É possível levar ao Confer chats do ChatGPT e também do Claude, da Anthropic. Para isso, é necessário acessar as configurações da IA em questão, exportar os dados, baixar o arquivo e depois enviá-lo à nova inteligência artificial. 

O serviço conta com uma versão gratuita limitada a 20 mensagens por dia e 5 chats ativos. Há também um plano pago no valor de US$ 34,99 mensais (cerca de R$ 187 em conversão direta), que oferece:

  • Mensagens e chats ativos ilimitados;
  • Modelos avançados de IA;
  • Recursos de personalização.

Leia também:

VÍDEO: SENHA FRACA: Veja se você está fazendo a sua ERRADO com a ENTROPIA DE SENHA

Leia a matéria no Canaltech.