
A biblioteca digital cinza Anna’s Archive perdeu o seu domínio principal, de final .org, após uma suspensão no status serverHold, ação tipicamente tomada por quem registrou o domínio. Recentemente, a plataforma anunciou que fez o backup do Spotify, mas não há indícios de que isso teria sido o motivador por trás da suspensão. Ainda é possível acessar o site por domínios alternativos.
- Stremio é legal ou pirataria? Entenda como funciona o player de filmes grátis
- Como usar o Stremio e assistir filmes | Guia Prático
No website, é possível fazer buscas por livros pirateados e outras fontes clandestinas de informação. O Anna’s Archive surgiu em 2022, apenas alguns dias após a similar Z-Library ser alvo de uma operação do governo dos EUA contra ações de pirataria. O plano era continuar a providenciar artigos e livros de graça para o público.
Anna’s Archive, domínio e usos
Atualmente, o site também providencia assistência a pesquisadores de IA que queiram usar a biblioteca para o treinamento de modelos de linguagem. Há pouco tempo, a plataforma anunciou ter criado um backup de 300TB do Spotify, liberando o conteúdo aos poucos para o público. Os detentores dos direitos autorais das obras pirateadas têm lutado contra o site desde sua criação, bloqueando o acesso em alguns países: os EUA processaram o website após a obtenção de dados do WorldCat.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Message from Anna: we're fine
byu/AnnaArchivist inAnnas_Archive
Na última segunda-feira (5), no entanto, o status do site foi modificado para “serverHold” globalmente, efetivamente suspendendo o domínio annas-archive.org. É raro domínios .org serem suspensos, algo que até mesmo o Registro de Interesse Público (PIR), reponsável por eles, se recusou a fazer. O acontecimento sugere que uma ordem judicial tenha sido a origem do bloqueio. O diretor de marketing da PIR, Kendal Rowe, afirmou que a organização não pode comentar nada sobre o assunto no momento.
Em comunicado publicado no reddit, o usuário AnnaArchivist, que fala pela organização, afirmou que o site continua resiliente, funcionando em outros domínios, inclusive adicionando mais alguns nas últimas horas. É possível verificar quais na página da Wikipédia da ferramenta, que também diz que “isso infelizmente acontece com bibliotecas cinzas regularmente”. Domínios alternativos incluem .li, .se e outras variantes.
Confira ainda no Canaltech:
- Extensões roubam informações sigilosas de reuniões corporativas no Zoom e Meet
- Hacker vestida de Power Ranger Rosa deleta site supremacista ao vivo em evento
- Disney pagará multa de US$ 10 milhões por violar lei de privacidade de crianças
Vídeo: Afinal, por que a pirataria voltou com tudo? O Canaltech explica
Leia a matéria no Canaltech.