
Já se perguntou como as baterias dos carros elétricos se degradam ao longo do tempo? Para descobrir, a Geotab coletou dados de mais de 10 mil carros elétricos e examinou as informações de telemetria. O resultado? A degradação das baterias ocorre, sim, mas bem mais devagar do que o previsto pelo mercado.
- Nova bateria promete fim do maior problema em carros elétricos
- Bateria de estado sólido dá autonomia "monstro" a moto elétrica
Os dados obtidos pela empresa em 2019 indicavam uma degradação média de 2,3% ao ano. Isso mudou: a análise conduzida com base nos dados de 2024 mostrou que, agora, as baterias sofrem degradação de 1,8% anualmente, ou seja, houve avanços importantes na tecnologia dos componentes e, claro, da durabilidade deles.
Na prática, isso mostra que as baterias dos carros elétricos podem durar 20 anos ou mais — contanto, claro, que a taxa reduzida de degradação continue. Mesmo assim, a perspectiva é animadora para as metas de redução das emissões de dióxido de carbono.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Bateria dos carros elétricos
Se você estiver se perguntando se há alguma diferença na vida útil da bateria com base na montadora, modelo e ano do carro, a resposta é um sonoro “sim”, explicado por fatores como química da bateria e sistema de gerenciamento térmico.
De acordo com a empresa, o Tesla Model S 2015 (que usa resfriamento líquido) tem taxa de degradação média de 2,3%; enquanto isso, o Nissan Leaf 2015 e seu resfriamento a ar alcançam taxa de degradação de 4,2%. Portanto, os sistemas mais robustos de gerenciamento térmico são capazes de estender a vida útil da bateria.
Mesmo assim, os resultados mostram que a perda de autonomia acontece gradualmente, mas mesmo assim os carros elétricos mantêm grande parte da capacidade energética. Claro, todas as baterias se degradam com o tempo, mas fatores como temperaturas extremas, bem como os ciclos de carga e descarga, contribuem para a perda de eficiência.
Leia também:
- Cientistas inovam na bateria de carro elétrico e dão sinal verde ao lítio-metal
- China cria sistema que “lança” bateria de carro elétrico em caso de fogo
Vídeo: Baterias BYD Blade — a verdade definitiva
Leia a matéria no Canaltech.