
Uma mudança de nome em um dos produtos mais famosos da Microsoft, o Office, gerou confusão nos internautas nos últimos dias. Usuários no X, Reddit e até o perfil da ferramenta de busca Perplexity, começaram a divulgar que a Big Tech teria renomeado todo o pacote Office para "Microsoft 365 Copilot app".
A imagem que viralizou nas redes mostra um banner de boas-vindas com a mensagem “O aplicativo Microsoft 365 Copilot (anteriormente Office) permite que você crie, compartilhe e colabore…”. Muitos interpretaram isso como o fim definitivo da marca “Office”, e a transformação imediata de 400 milhões de pessoas em usuários de inteligência artificial (IA), como diz a publicação do Perplexity.
BREAKING: Microsoft just renamed Office to "Microsoft 365 Copilot app"
400 million users just became "AI users" overnight. pic.twitter.com/qpvRZezduZ-
— Ask Perplexity (@AskPerplexity) January 5, 2026
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Mas, ao contrário do que os posts sugerem, se trata de um branding confuso da Microsoft e não da extinção do produto.
A raiz do mal-entendido está no site “Office.com”. Há cerca de um ano, a Microsoft utiliza esse domínio para impulsionar o uso de seu "hub" central, um aplicativo que reúne o acesso ao Word, Excel, PowerPoint e ao Copilot. Foi esse aplicativo específico — e não a suíte de produtividade inteira — que sofreu o rebrand.
Originalmente chamado de "Office app", ele foi renomeado para "Microsoft 365 app" em 2022 e, mais recentemente, a empresa decidiu chamá-lo de "Microsoft 365 Copilot app" para forçar a integração com sua IA.
A frase "anteriormente Office" que aparece no banner refere-se a este aplicativo hub, e não à assinatura ou aos programas individuais que o público conhece há décadas.
A Microsoft não comentou a confusão na mudança de nomenclaturas.
Entenda os nomes dos produtos da Microsoft
Caso ainda esteja perdido com os nomes dos serviços da gigante de Redmond, confira abaixo “o que é o que”:
- Microsoft 365: nome atual do serviço de assinatura (antigo Office 365). Garante acesso às versões premium e sempre atualizadas do Word, Excel, PowerPoint, Outlook, além de armazenamento no OneDrive. A marca mudou de Office para Microsoft 365 em 2022 e permanece assim;
- Microsoft 365 Copilot (app): aqui que mora a confusão. Este é o aplicativo "hub" (disponível na web, Windows e mobile) que serve como um painel de controle para lançar os outros programas. Ele se chamava "Office", virou "Microsoft 365" e agora carrega o nome do Copilot. Seu ícone e nome foram atualizados para refletir o foco da empresa em IA;
- Office 2024: a marca "Office" não morreu. Ela continua sendo utilizada para a versão "licença perpétua" (compra única) do pacote. O Office 2024 é a versão standalone, voltada para quem não quer pagar a assinatura mensal do Microsoft 365 e prefere o software clássico sem os recursos de nuvem contínuos.
Veja também:
- 5 dicas para 'turbinar' o seu PC em 2026
- 8 celulares da Samsung que devem ficar sem atualizações a partir de 2026
- 5 truques para ter mais espaço no Mac em 2026
Ouça o Podcast Canaltech:
Leia a matéria no Canaltech.