Futura companhia aérea brasileira quer conectar cidades esquecidas pela aviação

A POP Linhas Aéreas quer estrear no transporte aéreo de passageiros. Na verdade, a companhia é a Total Linhas Aéreas, aérea com tradição nas operações de carga no país — mas, segundo executivos da empresa, o objetivo agora é atender uma fatia estratégica do setor nacional. 

Embora ainda não tenha data de lançamento definida, o projeto foi confirmado recentemente por executivos da companhia. Por ora, a nova operadora já vem trabalhando no desenvolvimento do conceito da marca e na estruturação logística necessária para iniciar os voos no Brasil

Quando entrar em ação, a POP promete focar na aviação regional para conectar cidades do interior, conhecidas pela pouca oferta de voos regulares em comparação aos grandes centros. A ideia é que essa estratégia sirva como um sistema de alimentação (feeder) para as rotas das grandes companhias aéreas.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Estratégia na aviação regional

Inicialmente, a empresa planeja utilizar aeronaves do modelo ATR, conhecidas pela eficiência em pistas curtas e custos reduzidos. Esses turboélices são reconhecidos mundialmente como a solução ideal para o mercado regional, permitindo que a POP atenda localidades onde jatos de grande porte não conseguem operar.

A POP deve trabalhar com aeronaves ATR (Renato Spilimbergo Carvalho/Wikipedia/CC)

O cronograma oficial ainda é sigiloso, mas já se sabe que a estruturação da empresa inclui a abertura de novas bases operacionais e contratação de equipes especializadas no atendimento ao público. Além disso, a POP deve operar com a estrutura operacional, logística e administrativa da Total Linhas Aéreas. Esta, por sua vez, promete divulgar os próximos passos do planejamento em breve, à medida que os estudos de viabilidade avancem.

Leia também:

Vídeo: Aviões que são à prova de radar

Leia a matéria no Canaltech.