
O Google mudou os limites de uso do modelo Gemini 3 para assinantes dos planos pagos na última quarta-feira (14). Agora, as opções Raciocínio e Pro terão cotas máximas separadas, o que facilita o uso de cada variação da IA.
- Google detalha as diferenças entre planos do Gemini; entenda os limites de uso
- Qual é o limite para gerar imagens no Gemini gratuito? Entenda
Antes, assinantes dos planos Google AI Pro e Google AI Ultra contavam com um limite compartilhado para usar os modelos Raciocínio e Pro, voltados para tarefas mais complexas. A mudança cria regras separadas para cada um deles.
A Gigante das Buscas afirma que o objetivo é “usar o modelo que você precisa e quando você precisa”, oferecendo mais liberdade para trocar as funções sem se preocupar com as cotas de uso.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Como funcionam os limites do Gemini?
O Gemini restringe o acesso aos modelos de IA mais inteligentes da empresa, principalmente aqueles que exigem maior poder computacional. A medida afeta os modos de raciocínio da IA e os geradores de imagens e vídeos.
É necessário assinar os planos pagos para acessar os recursos com maior liberdade, mas nem mesmo o nível mais caro garante uso ilimitado dos modelos mais poderosos — a franquia máxima, no entanto, é consideravelmente maior do que as outras opções.
De acordo com o suporte do Google, os limites para cada plano são:
- Gratuito: acesso limitado;
- Google AI Plus: limite até 10 vezes maior do que o plano gratuito nos modelos Thinking e Pro (cotas funcionam separadamente);
- Google AI Pro: limite até 30 vezes maior do que o plano gratuito nos modelos Thinking e Pro;
- Google AI Ultra: limite até 150 vezes maior do que o plano gratuito nos modelos Thinking e Pro.
Vale destacar que a versão gratuita também tem restrições para gerar imagens, usar o modo Deep Research e criar com o NotebookLM. A geração de vídeos com o Veo 3.1 está disponível apenas nos planos pagos.
Como escolher o limite do Gemini
Antes de enviar o prompt, você pode abrir a caixa de seleção do Gemini para escolher entre os modelos Rápido (com respostas mais diretas e menos complexas), Raciocínio (com respostas mais demoradas e elaboradas) e Pro (com mais habilidades avançadas e de matemática).
Leia também:
- 5 truques para criar a imagem perfeita usando o Gemini
- Gemini Flash e Pro: quando é indicado usar cada modelo de IA do Google?
- Gemini: o que muda entre a versão gratuita e a paga?
VÍDEO: O Gemini é muito bom (e isso é um problema)
Leia a matéria no Canaltech.