Google Sala de Aula vai usar a IA Gemini para transformar aulas em podcasts

O Google anunciou, nesta terça-feira (6), uma nova funcionalidade que utiliza recursos do Gemini para transformar aulas em podcasts no Google Classroom (Google Sala de Aula). A novidade oferece mais uma possibilidade de criação e compartilhamento de conteúdos para os educadores que utilizam a plataforma.

O recurso usa inteligência artificial (IA) para permitir que os professores personalizem o áudio para atender a diferentes níveis de ensino, temas e objetivos de aprendizagem de cada conteúdo.

“Eles também poderão especificar o tipo de discussão em áudio, como o número de interlocutores e aspectos da conversa, como, por exemplo, se será em formato de entrevista ou em estilo de bate-papo”, detalhou a big tech ao anunciar o lançamento.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Além do Google Classroom, já é possível transformar conteúdos em áudio diretamente no Gemini — com o recurso de resumos por voz — ou utilizar as ferramentas do NotebookLM para gerar podcasts a partir de documentos e comandos personalizados.

Como utilizar o recurso no Google Classroom

Educadores que desejam usar essa funcionalidade precisam acessar a aba do Gemini, localizada na barra de navegação do Google Classroom. É possível definir parâmetros como formato, objetivo didático e número de vozes para deixar o podcast ainda mais personalizado.

O Google, no entanto, ressalta que, como a IA pode cometer erros na geração dos áudios, a recomendação é que os conteúdos sempre passem por uma revisão do professor antes de serem disponibilizados aos alunos.

Criança com fone de ouvido
Educadores podem gerar podcasts personalizados para alunos com novo recurso do Google Classroom (Imagem: Reprodução/Freepik)

Disponibilidade

O recurso começou a ser liberado no dia 6 de janeiro, mas a big tech afirma que a novidade pode levar até três dias para ficar totalmente disponível no Classroom. Educadores poderão acessar a funcionalidade nos seguintes planos do Google Workspace Education:

  • Fundamentals;
  • Standard;
  • Plus.

Leia também:

VÍDEO: ChatGPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?

Leia a matéria no Canaltech.