Hytale mal lançou e já roda DOOM

Dois dias antes do lançamento do Acesso Antecipado de Hytale, o modder conhecido como Tr7zw conseguiu rodar DOOM dentro do jogo. O FPS da id Software ficou conhecido por rodar em qualquer lugar: testes de gravidez, bloco de notas do Windows e até em bactérias. Agora, DOOM pode ser jogado dentro de um título que nem sequer foi lançado.

O modder mostrou a façanha em um vídeo publicado no YouTube no último domingo (11). Ele passou cerca de duas ou três noites em claro para criar a versão de 80x60 blocos e rodar DOOM em Java dentro de Hytale.

"Ele [o port] roda em sua própria thread, basicamente fornecendo uma captura de tela a cada quadro. Eu pego a captura de tela, redimensiono para um tamanho que o Hytale consiga processar a 20 vezes por segundo, converto em blocos com a cor mais próxima e os posiciono. E, no sentido inverso, verifico o movimento do jogador/interações com itens para fornecer entrada (input) para a engine", explica Tr7zw.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

O desenvolvedor explica que a lógica para o port de DOOM em Hytale é a mesma que se usaria em Minecraft, apesar do código de ambos os jogos funcionar de formas bem diferentes. Quanto à resolução de 80x60, o modder esclarece que a decisão de mantê-la assim foi tomada porque só é possível atualizar uma certa quantidade de blocos por segundo, e uma taxa menor que 20 FPS ficaria muito pior.

Confira DOOM rodando em Hytale antes do lançamento:

Talvez não seja a melhor maneira de jogar DOOM, devido à resolução baixíssima e aos controles que, de acordo com Tr7zw, estão um pouco "quebrados".

Hytale chega nesta terça-feira (13)

O Acesso Antecipado de Hytale chega nesta terça-feira (13) pelo site oficial do jogo. O sandbox entrou no radar de muitos jogadores por ser um possível rival para o gigante Minecraft.

O jogo surgiu em meados de 2018 e foi idealizado pelos fundadores do servidor de Minecraft, Hypixel. Nesse meio tempo, a Riot Games, de League of Legends e Valorant, adquiriu o estúdio por trás do sandbox. Desde então, o título foi adiado diversas vezes até ser finalmente cancelado em junho do ano passado.

O cofundador da Hypixel Studios, Simon Collins-Laflamme, comprou os direitos de Hytale em novembro e anunciou que o título estava de volta. O time de cerca de 50 desenvolvedores já arrecadou dinheiro suficiente para seguir com o desenvolvimento por mais dois anos, enquanto Collins-Laflamme pretende investir 10 anos em Hytale.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: O que é a Steam Machine e o que significa para o mercado? 

Leia a matéria no Canaltech.