
O Android vai adotar um fluxo mais complexo para instalar aplicativos por fora da Play Store e de outras lojas. Ao usar um APK, o sistema pode incluir mais telas de conscientização e tornar o processo mais demorado do que o normal.
- O Android vai bloquear APKs? Entenda a mudança no sistema
- Como publicar um app na Play Store e App Store? Entenda o processo das lojas
De acordo com o site Android Authority, o sistema pode mostrar mensagens como “não foi possível verificar o app no momento” e “se instalar sem verificar, tenha em mente que apps de desenvolvedores não verificados podem colocar seu dispositivo e seus dados em risco” ao tentar sideloading (instalação por fora das lojas de apps).
As frases foram encontradas no código do Google Play e ainda não estão disponíveis ao público, mas é provável que o Android aplique as mudanças em breve. Vale lembrar que o Google vai restringir a instalação de apps por desenvolvedores não verificados no sistema operacional a partir de setembro deste ano no Brasil.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Diretor do Google menciona “processo complexo”
O Chief Product Explainer do Google Play, Matthew Forsythe, usou sua conta pessoal no X (antigo Twitter) para explicar as mudanças.
Forsythe aponta que as mensagens não seriam uma restrição ao sideloading, mas sim “camadas de responsabilidade” para conscientizar as pessoas. Usuários considerados “avançados” (mesmo sem entrar em detalhes) ainda poderão instalar apps sem verificação, mas a empresa deve adotar um fluxo mais complexo de etapas para apontar os riscos.
Ainda que a medida seja oficialmente apontada como um fator de segurança, as mensagens podem desacelerar o processo de instalação e até desestimular o download de apps por fontes externas.
It’s not a sideloading restriction, but an "Accountability Layer." 🛡️ Advanced users will be able to"Install without verifying," but expect a high-friction flow designed to help users understand the risks.
— Matthew Forsythe (@matt_w_forsythe) January 16, 2026
O que vai mudar nos APKs?
O Google vai limitar o download de APKs publicados por desenvolvedores que não possuem verificação do Google Play (mesmo que os apps sejam oferecidos por fora da loja). A empresa afirma ser uma medida para diminuir a presença de malwares no Android.
A verificação de identidade começa a valer em setembro deste ano em Brasil, Indonésia, Singapura e Tailândia, com previsão para expandir a mais países em 2027. A Gigante de Mountain View já confirmou que “usuários avançados” poderão instalar esses APKs anônimos, mas não entrou em mais detalhes sobre requisitos.
Leia também:
- Quais serão as novidades do Android 17? Veja o que esperar da atualização
- Quando o Android 17 vai chegar? Confira previsão de lançamento
- Quais celulares devem atualizar para o Android 17?
VÍDEO: ESSES são os ANDROIDS que eu NUNCA COMPRARIA!
Leia a matéria no Canaltech.