
A Intel revelou, durante a CES 2026, que trabalha ao lado de grandes fabricantes para levar os processadores Panther Lake aos consoles portáteis. Segundo as informações que apresentou, já há acordo com companhias como Acer, GPD, MSI, OneXPlayer e outros.
- 3 melhores processadores da Intel para jogos
- Intel lança Core Ultra Series 3 com foco em IA e notebooks mais eficientes
Essa estrutura que será construída ao redor da Core Ultra Series 3 tem previsão de estrear em 2026, porém não há dispositivos anunciados ou qualquer detalhe sobre o desempenho que entregará neles.
Isso pode significar que o acordo entre a Intel e estas empresas foi firmado recentemente e novos consoles portáteis com suas CPUs devem demorar para chegar ao mercado.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
A Intel quer retomar sua liderança
Durante a geração Lunar Lake, poucas companhias adotaram os processadores Intel em seus consoles portáteis. A MSI foi uma das únicas a apostar nesses chips, com o Claw 7 AI+ e o Claw 8 AI+.
Enquanto isso, a AMD tomou a liderança deste mercado e tem seus chips equipados em quase todos os dispositivos do gênero: Steam Deck, Lenovo Legion Go, ASUS ROG Ally e outros que estiveram presentes nas lojas desde que este segmento entrou em ascensão no ano de 2022.
A companhia, inclusive, criou CPUs próprias para este tipo de videogame. O Ryzen Z1 e Z2 (o que inclui as versões Extreme) são os “queridinhos” do público e combinam gráficos de ponta com alto desempenho.
E é exatamente este mercado que a Intel quer tomar para si. De acordo com suas declarações, processadores da linha Panther Lake podem entregar processamento gráfico 75% mais rápido em 25 W em comparação ao Core Ultra 9 288V com iGPU Arc 140V, da geração passada.
A Intel revelou a nova geração de chips Panther Lake e basicamente juntou o que tinha de bom no Lunar Lake e no Arrow Lake do ano passado, tudo em um só produto.
— Léo Müller (@leowmuller) January 7, 2026
A gente ainda não testou as máquinas pra dizer com certeza, mas os benchs deles trazem números absurdos!#CTnaCES pic.twitter.com/Q2bpFcQonS
Leia também no Canaltech:
- ASUS lança Zephyrus Duo com 2 telas OLED e CPUs Intel Panther Lake
- Lenovo leva Intel Core Ultra Series 3 aos novos ThinkPad X1 com foco em IA
- Crise sem precedentes: "Ninguém está imune" à falta de memórias, diz Samsung
Vídeo: Na CES 2026 tem de tudo, inclusive um robô TikToker que provavelmente dança melhor do que você. Confira:
Leia a matéria no Canaltech.