
A Intel anunciou a nova geração Intel Core Ultra Series 3, seus primeiros processadores fabricados no processo Intel 18A, durante a CES 2026. A linha chega com foco explícito em PCs com IA, combinando CPU, GPU e uma NPU dedicada para acelerar tarefas de inteligência artificial no dispositivo.
- Dell corrige pisada de bola histórica e traz o XPS de volta; veja a nova geração
- CES 2026: IA vai além da tecnologia e vira a ‘espinha dorsal’ da inovação
Segundo a fabricante, a Series 3 foi projetada para notebooks, e prioriza autonomia e desempenho consistente.
A arquitetura traz novos núcleos P-cores (alto desempenho), E-cores (eficiência) e LP E-cores (baixo consumo de energia) em um único chip. Essa combinação permite alternar entre potência máxima e eficiência para tarefas do dia a dia.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
IA no centro do PC
O principal destaque está na NPU de nova geração (arquitetura NPU 5), capaz de entregar até 50 TOPS de desempenho em IA ao longo da pilha.
Na prática, isso viabiliza inferência local, recursos do Copilot+, efeitos em tempo real para criação de conteúdo, videoconferência aprimorada e automações que rodam sem depender da nuvem com ganhos de latência, privacidade e bateria.
Alguns modelos da linha Core Ultra Series 3 trazem, ainda, GPU Intel Arc integrada com arquitetura Xe 3, chegando a 12 núcleos Xe e até 120 TOPS para workloads gráficos e de IA.
O pacote inclui XeSS 3 com Super Resolution e Multi-Frame Generation, XeLL para menor latência e Endurance Gaming, que equilibra taxa de quadros e consumo para sessões mais longas na bateria.
Conectividade e mais
A plataforma também evolui em conectividade: Thunderbolt 5 com até 80 Gbps bidirecionais e 120 Gbps em modo boost, suporte a dois monitores 8K, Wi-Fi 7 (5 Gig) com latências menores e Bluetooth LE Audio.
Há ainda recursos como Thunderbolt Share para compartilhar tela e periféricos entre PCs e otimizações automáticas de rede via Intel Connectivity Performance Suite.
A família cobre uma ampla faixa de edições Core Ultra 9, 7 e 5 para atender desde notebooks ultrafinos até estações móveis, com até 16 núcleos e frequências de pico de aproximadamente 5 GHz em modelos mais avançados.
Além disso, a nova geração oferece suporte a memórias de até 9.600 MT/s e traz opções com vPro e Evo para o mercado corporativo e premium.
Disponibilidade
Segundo a Intel, a pré-venda dos primeiros notebooks com Intel Core Ultra Series 3 começará nesta terça-feira (6). Já os equipamentos estarão disponíveis globalmente a partir de 27 de janeiro de 2026, com designs adicionais lançados ao longo do primeiro trimestre.
“Os sistemas Edge equipados com processadores Intel Core Ultra Series 3 estarão disponíveis a partir do segundo trimestre de 2026”, informou a empresa.
Leia mais:
- Do poder bruto ao luxo: ASUS lança novas placas-mãe AM5 na CES 2026
- Adeus WD_Black? SanDisk lança novos SSDs gamer com marca Optimus
- AM4 vive: Gigabyte relança placas-mãe para driblar preço da DDR5
VÍDEO: A nova The Frame apresentada na CES redefine o conceito de TV e decoração! 🖼️ #CTnaCES
Leia a matéria no Canaltech.