Intel vaza existência da Arc B770 no GitHub; lançamento pode acontecer na CES

A novela sobre a "Big Battlemage" parece estar chegando ao seu capítulo final. Após meses de especulações e dúvidas se a Intel lançaria ou não um modelo mais robusto acima da Arc B580, atual GPU com mais desempenho do Time Azul, um novo vazamento vindo diretamente de um repositório da empresa no GitHub indica que a Arc B770 é real e seu lançamento pode ser iminente.

A página faz menções ao modelo B770 e ao chip BMG-G31 em códigos da própria Intel. Isso se alinha perfeitamente com o que nós já havíamos mostrado aqui no final do ano passado. Com tantos rumores e vazamentos seguidos assim, pode ser que o lançamento esteja bem próximo.

Possíveis especificações da Arc B770

Enquanto a Intel não revela a placa de vídeo oficialmente, dependemos de rumores para ter uma ideia da possível força dela. A B770 se encaixaria no segmento de "alta performance" (comparável ao mainstream das rivais) dentro do lineup da Intel. O chip BMG-G31 contaria com 32 núcleos Xe2, um salto considerável em relação aos 20 núcleos da B580.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Além disso, a placa deve chegar equipada com 16 GB de VRAM em uma interface de 256-bits. Considerando o atual cenário de jogos pesados e a discussão sobre a validade das placas de 8 GB, 16 GB é o valor desejado pelos PC gamers. Isso, vale ressaltar, pode vir a ser um problema por conta da crise de memória, impedindo até mesmo a fabricação de mais GPUs com essa quantidade de VRAM.

Os rumores apontam ainda para um TDP de 300W. Se confirmado, é um valor alto para a categoria, especialmente se considerarmos que suas concorrentes diretas podem ser as GPUs RTX 5060 e RX 9060, que têm consumo abaixo de 160W. Ou seja, estamos falando de um TDP quase 2x maior para o mesmo desempenho. Claro, considerando as informações não-oficiais até agora.

Até o momento, a dúvida era se esse chip "Big Battlemage" seria destinado ao mercado gamer ou apenas para data centers. Agora, com a nomenclatura comercial Arc B770 aparecendo, fica quase 100% confirmado que teremos uma nova opção para o mercado gamer.

Com tantas evidências tão próximas umas das outras, logo antes da CES 2026, dá para imaginar que a Intel pode, enfim, revelar a placa de vídeo em sua apresentação na feira.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.