
Clientes do Itaú agora podem realizar pagamentos via Pix no WhatsApp a partir do envio de imagens no aplicativo. O banco já permitia transações por texto, áudio e QR Code no mensageiro e, agora, amplia o recurso para um novo formato de mídia.
- App do Itaú agora deixa você transferir limite da conta para o cartão de crédito
- Como usar o Cofrinho no app do Itaú
A novidade tem o objetivo de facilitar ainda mais os pagamentos do dia a dia, como em situações em que um estabelecimento exibe a chave Pix em uma placa para receber o valor da compra ou até mesmo para fazer transferências para várias pessoas de uma só vez.
De acordo com o banco, a funcionalidade utiliza a Inteligência Itaú — inteligência artificial (IA) generativa da instituição financeira — para interpretar diferentes tipos de imagens, oferecendo uma solução prática e intuitiva para clientes no mesmo ambiente em que eles costumam interagir com o seu círculo social.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
“Com a possibilidade de realizar o Pix no WhatsApp enviando imagens, pagar uma conta passa a ser tão simples quanto enviar uma foto, algo já comum na rotina de milhões de brasileiros que utilizam o WhatsApp diariamente”, ressalta Beatriz Bernardi, diretora do Itaú Unibanco.
Como fazer Pix por imagem no WhatsApp do Itaú
Para utilizar o novo recurso, os clientes do banco precisam habilitar o Pix no WhatsApp pelo aplicativo do Itaú e, em seguida, iniciar uma conversa com o número 4004-1515 no app de mensagens. Na sequência, basta:
- Enviar uma imagem que exiba o valor do Pix e a chave da conta que receberá a transferência;
- Conferir e confirmar as informações sobre o destinatário;
- Digitar a senha de transação do banco e clicar em “Continuar”.
O Itaú ressalta que o Pix por imagem via WhatsApp mantém os mesmos padrões de segurança dos outros modelos de transferência bancária, incluindo criptografia de ponta a ponta e a exigência do código transacional.
Leia mais:
- CTO do Itaú diz que IA já impacta experiência de clientes
- Itaú lança 'modo protegido' para proteger a conta fora de casa
- Pesquisadores do Itaú criam método para combater golpes com deepfakes
VÍDEO: Pagar com PIX pelo NFC do Celular é Seguro? Como Funciona?
Leia a matéria no Canaltech.