
Além dos computadores, a Lenovo apresentou seu novo assistente de inteligência artificial nesta terça-feira (6): o Qira. A nova ferramenta promete integrar diferentes aparelhos da empresa, incluindo celulares da Motorola.
- CES 2026: IA vai além da tecnologia e vira a ‘espinha dorsal’ da inovação
- Robôs marqueteiros poderão convencer você a comprar algo no futuro; entenda
A apresentação ocorreu na CES 2026, feira realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, com cobertura do Canaltech. No mesmo dia, a empresa revelou novos notebooks e desktops das famílias ThinkPad, ThinkBook, Yoga e IdeaPad com especificações prontas para rodar IA no dispositivo.
A Motorola também apresentou novos produtos, incluindo o seu novo dobrável Razr Fold.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Qira
O Qira é a nova abordagem da Lenovo e da Motorola em um mundo onde a inteligência artificial está cada vez mais presente em produtos. Neste caso, o lançamento chega para atuar como um assistente pessoal, capaz de oferecer experiência contínuas entre diferentes dispositivos e tarefas.
A ideia é que a ferramenta ajude a gerenciar, compartilhar e personalizar ações sem prender o usuário a um único aplicativo ou dispositivo. A plataforma também vai servir como um ponto de integração em um ecossistema, tornando-o cada vez mais conectado.
Dentro desse aspecto, a Lenovo apresenta o conceito de “uma inteligência através de todos os seus dispositivos”, com base em três atributos: presença, ações e percepções.
Entre os recursos listados, está o “Próximo Passo” (em tradução livre), que oferece sugestões contextuais com base no que está sendo feito no momento. Já o “Escreva para Mim” auxilia na hora de preparar mensagens, e-mails, documentos ou anotações com sugestões.
Além disso, o Qira oferece um mecanismo de interação multimodal ao compartilhar a tela ou a imagem da câmera, gera resumos do que foi discutido em reuniões durante a ausência do usuário, faz transcrições e traduções em tempo real de chamadas e cria ou edita imagens com IA generativa.
Acompanhe os lançamentos da Lenovo e da Motorola na CES 2026:
- Lenovo apresenta notebook gamer que expande a tela de 16 para 24 polegadas
- Lenovo leva Intel Core Ultra Series 3 aos novos ThinkPad X1 com foco em IA
- Novo Lenovo Yoga Pro 9i chega com GeForce RTX 5070 e aposta em IA no notebook
- Motorola voltou! Conheça o novo top de linha Signature, que fica acima dos Edge
- Conheça o Razr Fold, o dobrável da Motorola para brigar com o Galaxy Z Fold 7
- Novo rastreador da Motorola tem bateria que dura 600 dias; conheça a Moto Tag 2
Privacidade
Para garantir mais segurança e privacidade aos usuários, a Lenovo aposta em uma arquitetura híbrida, com prioridade ao processamento local. Assim, os dados permanecem no dispositivo e os recursos continuam disponíveis mesmo sem conexão com a Internet.
Caso precise de mais potência para executar alguma tarefa específica, a Lenovo informa que utilizará “serviços de nuvem seguros”.
A empresa destaca, ainda, que o Qira é “impulsionado por um ecossistema crescente de parceiros líderes do setor”, que adicionam “inteligência especializada onde ela é mais importante, ao mesmo tempo que preserva uma experiência consistente e familiar em todos os dispositivos”.
Entre elas, o Windows Foundry (local) e Azure (nuvem), da Microsoft. Ainda nos computadores, a Stability AI ajuda a oferecer meios para gerar imagens a partir de texto através de modelos como o Stable Diffusion 3.5.
Já o Notion garante meios para pesquisar e analisar dados, enquanto a Perplexity auxilia em buscas aprofundadas de tópicos específicos. A Lenovo ainda cita a Expedia e Verbo para apresentar um “inventário de viagens relevante com base na intenção do usuário”.
Disponibilidade
Segundo a companhia, o Qira será liberado em dispositivos selecionados da Lenovo a partir do primeiro trimestre de 2026. Depois, o recurso chegará a alguns celulares da Motorola.
A empresa, no entanto, não listou quais modelos da Motorola receberão a novidade.
Colaborou: Léo Müller.
Leia mais:
- Intel lança Core Ultra Series 3 com foco em IA e notebooks mais eficientes
- AMD apresenta novos Ryzen AI 400 com até 12 núcleos e 60 TOPS de IA
- Qualcomm revela CPUs Snapdragon X2 Plus com até 10 núcleos e 80 TOPS em IA
VÍDEO: Tecnologia permite escovação rápida e detecta doenças | LIVE CNN
Leia a matéria no Canaltech.