Licenciamento 2026: pagamento antecipado já está disponível em SP

Os proprietários de carros registrados no estado de São Paulo já podem começar a pagar o licenciamento anual dos carros antecipadamente. Ao quitar o débito, os donos dos veículos podem obter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) de 2026. 

A taxa do licenciamento para 2026 teve reajuste de 3,77% e foi fixada em R$ 174,08. Ao contrário do IPVA, que permite parcelamento, o licenciamento deve ser quitado em cota única por meio do número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) em canais bancários oficiais ou via internet banking.

Aqueles que decidirem esperar para quitar o licenciamento precisam aguardar um pouco mais, já que o calendário oficial do vencimento começa apenas no segundo semestre. Vale lembrar que, para efetivar a operação, o carro não pode ter pendências em aberto, como o IPVA deste ano ou multas de trânsito.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Calendário do licenciamento

Quem não optar pela antecipação deve seguir o calendário oficial a partir de julho, com base no final da placa. Para carros de passeio, ônibus e reboques, o cronograma estende-se de julho (finais 1 e 2) até dezembro (final 0). Já para caminhões, o prazo é mais curto e fica concentrado entre setembro e dezembro.

O prazo para pagamento do licenciamento varia de acordo com a placa do carro (Akophotography/Envato/CC)

Após o pagamento do licenciamento, o CRLV é emitido e pode ser acessado no app do Detran-SP, no app CNH do Brasil ou no site da Senatran. Finalmente, é importante destacar que circular com o licenciamento atrasado é uma infração gravíssima que rende multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira e risco de apreensão do veículo.  

Leia também:

Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?

Leia a matéria no Canaltech.