
A Microsoft encerrou a última forma de validar o Windows offline. A ativação por telefone, usado como alternativa em computadores sem acesso à internet, deixou de funcionar no Windows 11, 10 e 7, e agora é obrigatório estar conectado para concluir o processo.
- Windows 11: 6 recursos que os usuários do Windows 10 estão perdendo
- Do Windows 1.0 ao Windows 10: veja como o sistema mudou em 35 anos
Embora a alteração ainda não apareça na documentação oficial de suporte, tentativas ativar o Windows por telefone geram uma mensagem automática dizendo que o processo passou a ser feito online. O aviso encaminha o usuário para o Portal de Ativação de Produtos da Microsoft.
Até pouco tempo, era possível ativar o Windows sem internet por meio da opção “Ativar por telefone”, em que o usuário recebia um código para concluir a validação. O recurso era útil para computadores mantidos offline por motivos de segurança, em ambientes corporativos e industriais, em laboratórios ou mesmo em regiões com acesso limitado à rede.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
A decisão faz parte de um movimento maior da Microsoft para restringir qualquer forma de ativação do Windows fora da internet, incluindo o bloqueio de soluções não oficiais nos últimos meses. Apesar dessas alterações, a empresa ainda não explicou por que removeu a opção de ativação offline ou se pretende atualizar sua documentação ou oferecer uma solução oficial para quem mantém máquinas desconectadas.
Quais são as alternativas para ativar o Windows agora?
Com o fim da opção por telefone, a única alternativa oficial é a ativação online. Para isso, é necessário conectar o computador à internet e concluir o processo usando uma chave válida ou uma licença digital vinculada à conta Microsoft.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- Qual é a diferença entre Windows Home e Pro?
- O que é Windows Server?
- Windows 11 entra na era ARM; entenda o que muda
VÍDEO: Adeus, Windows 10! 👋 A Microsoft encerrou o suporte, e agora é hora de dar um upgrade.
Leia a matéria no Canaltech.