Nostalgia: 8 jogos clássicos que precisam de um retorno triunfal em 2026

O ano de 2026 estará repleto de jogos e franquias que fazem aniversário, mas algumas sequer deram sinal de vida ou de um glorioso retorno nos últimos anos. Não acha que está na hora de algumas voltarem a aparecer?

Nós também achamos e reunimos 8 títulos que desejamos que deem as caras durante o ano e voltem a juntar seus fãs. De RPGs a games de luta, tem coisa demais na geladeira e que merecia um novo espaço abaixo do sol.

Sua franquia favorita está há muito tempo sumida? Confira se ela está entre os nossos palpites do que pode aparecer pelo ano de 2026:

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

8. Shenmue

Se levar em consideração os milagres que o estúdio Ryu Ga Gotoku fez com a série de jogos Yakuza, saber que Shenmue segue em hiato soa como um grande desperdício de potencial. Porém, quem sabe novidades sobre o que está por vir não estejam próximas?

A franquia não foi encerrada no 3º game. Ainda há espaço para mais histórias e uma legião de fãs aguarda esse retorno. O problema é que Shenmue 3 passou por um verdadeiro parto para aparecer e recebeu uma chuva de críticas — do seu financiamento coletivo ao desempenho no lançamento. Cabe ao criador querer passar por tudo isso de novo ou não.

Imagem de Shenmue
Shenmue 4 é uma esperança que os fãs têm até os dias atuais (Imagem: Divulgação/Ys Net)

7. Bloody Roar

Exceto pelos games da Arc System Works e os arena fighter de animes, o topo da cadeia alimentar dos jogos de luta pertence a 3 franquias: Street Fighter, Mortal Kombat e Tekken. Em um passado distante, Bloody Roar disputava um espaço por ali, mas deu um chá de sumiço por algumas décadas.

No título, você tinha um gameplay tridimensional que permitia os lutadores humanos se transformarem em animais antropomórficos. Cada um virava uma criatura diferente e tinha um estilo de luta similar à sua forma fera, o que era bastante enriquecedor e trazia efeitos espetaculares. A Konami ressuscitou algumas experiências recentemente, será que cabe mais uma?

Imagem de Bloody Roar
Bloody Roar poderia ser a contraparte que Tekken precisa atualmente (Imagem: Reprodução/Konami)

6. Sly Cooper

Se tem algo que estes últimos anos ensinaram para a Sony é que não dava para depender apenas de franquias grandes. Astro Bot foi um sucesso absoluto no simples e não é o único jogo de plataforma que cativa o público dentro do ecossistema PlayStation.

Sly Cooper já brilhava muitos anos antes e segue sem dar qualquer sinal de vida por muito tempo. Seu estúdio está ocupado demais com a expansão Lendas de Ghost of Yotei, mas ver uma experiência — mesmo que reduzida — da franquia já faria os olhos de muita gente brilhar.

Imagem de Sly Cooper
Além de Astro Bot, Sly Cooper poderia ser o jogo de plataforma que brilharia no PS5 (Imagem: Divulgação/Sucker Punch Studio)

5. Breath of Fire 

Um dos maiores RPGs da geração SNES e PS1, Breath of Fire trazia um mundo espetacular que misturava magia, dragões e inovações tecnológicas em sua história. Com sistemas inteligentes e personagens cativantes, não há como alegar que não existe espaço para este tipo de coisa nos videogames atuais.

A Capcom sempre nota o clamor dos fãs sobre a franquia em suas enquetes, o que pode fazer a franquia caminhar para algum lugar em 2026. Seja na forma de uma coletânea, remakes ou até uma aventura inédita, ver Ryu, Nina, Cray e outros heróis novamente poderia nos levar para uma nova fase dentro da saga dracônica.

Imagem de Breath of Fire
A franquia dos dragões que a Capcom congelou no passado seria uma boa pedida para 2026 (Imagem: Divulgação/Capcom)

4. inFAMOUS

Ainda que inFAMOUS tenha aparecido até no PS4, é notável que o público queria mesmo era rever o personagem principal das duas tramas anteriores: Cole MacGrath. Você poderia ser o herói que salvava a todos ou um dos maiores vilões que a cidade já viu com os seus poderes elétricos. Porém, por alguma razão, isso foi esquecido na geladeira da Sony.

Produzido pelo mesmo estúdio que deu vida a Sly Cooper e Ghost of Tsushima, é compreensível que ela tenha sido deixada de lado há algum tempo. Porém, seria incrível ver um remake que comprimisse as duas aventuras (que seguem presas no PS3 até hoje) ou até uma sequência para a sua jornada —- que pode até se conectar até a inFAMOUS: Second Son.

Imagem de inFAMOUS
Cole é o herói, ou vilão, que os videogames PlayStation precisam (Imagem: Divulgação/Sony)

3. Parasite Eve 

Com apenas 3 games entre o fim dos anos 1990 e os anos 2000, Parasite Eve foi um marco na história da SquareSoft (hoje Square Enix) com a sua mistura de trama cinematográfica, RPG imersivo e um sistema de combate que foi inovador para a sua época.

Não é de hoje que a produtora reforça que voltará a desenvolver games que conversem com a sua base no Japão, como Final Fantasy e Dragon Quest. O ressurgimento desta franquia, ao lado de outros como Bravely Default, Octopath Traveler e mais reacenderia a paixão do público e possibilitaria seguir para novos caminhos dentro da indústria de jogos.

Imagem de Parasite Eve
A Square Enix brinca com o retorno de Aya Brea há muito tempo (Imagem: Divulgação/Square Enix)

2. Castlevania

Já se passou mais de uma década sem qualquer sinal de Castlevania e a dúvida é: quando a Konami vai tirá-lo da gaveta? Nem a ascensão dos metroidvanias como Hollow Knight, Dead Cells e Bloodstained fez eles se mexerem, mas o aniversário de 40 anos que se completa em 2026 pode mudar isso.

Seja através de um gameplay tradicional, que aproveite seus elementos clássicos para reapresentar seu universo ao público, ou até mesmo uma linha mais voltada à ação ou RPG já seria responsável por fazer o coração dos fãs bater mais forte. Só depende da Konami, que, para nossa sorte, já trouxe Metal Gear Solid e Silent Hill de volta. 

Imagem de Castlevania: Lords of the Shadow 2
A última experiência dos fãs com Castlevania não foi positiva, mas sempre há tempo de se redimir (Imagem: Divulgação/Konami)

1. Dino Crisis

Até a Capcom quer ver Dino Crisis de volta, então é muito provável que algum projeto saia do papel em pouco tempo. Vê-lo em 2026 seria como um sonho que se tornou realidade, mas também podemos apostar que eles vão aguardar pelo aniversário de 30 anos da franquia em 2029 para disparar algo da franquia.

Na trama os jogadores acompanham Regina, uma agente especial que está diante de uma situação nada habitual: rodeada de dinossauros, prontos para devorar qualquer coisa que passe na frente deles. Com elementos de survival horror e ação, isso ganhou o coração dos fãs e segue desaparecido desde que inventaram a moda de enviá-la ao espaço e coisas do gênero. 

Imagem de Dino Crisis
Um novo Dino Crisis é pedido pelos fãs, de forma incansável, por anos (Imagem: Divulgação/Capcom)

Franquias que podem voltar em 2026

Claro que não levamos em consideração séries que já estão previstas para voltar, seja em 2026 ou adiante. Mega Man, por exemplo, já tem um jogo prometido para o próximo ano. Sabemos também que Onimusha, Tomb Raider e GTA estão em nossa porta e logo veremos novas tramas. 

Entre os games que podem aparecer, de surpresa, estão:

  1. Dino Crisis
  2. Castlevania
  3. Parasite Eve
  4. inFAMOUS
  5. Breath of Fire
  6. Sly Cooper
  7. Bloody Roar
  8. Shenmue

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.