Novo controle parental? WhatsApp prepara contas que podem ser monitoradas no app

O WhatsApp está desenvolvendo um recurso que pode facilitar a rotina de pais e responsáveis ao permitir a criação de contas secundárias vinculadas ao perfil principal. A função apareceu na versão beta para Android, mas ainda não pode ser usada ou testada.

O recurso indica o primeiro movimento do WhatsApp em direção a uma ferramenta mais rígida de controle parental. Até hoje, o app se apoia apenas em limites básicos de idade e em configurações gerais de privacidade, sem oferecer soluções pensadas especificamente para crianças e adolescentes.

Por enquanto, tudo o que existe é uma prévia do funcionamento. Mesmo quem participa do programa B eta não consegue ativar a novidade, já que o recurso ainda não foi liberado oficialmente e está em fase de desenvolvimento.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

A movimentação acontece em um contexto de maior pressão por ambientes digitais seguros para crianças e adolescentes. A ideia é dar aos pais mais controle sobre configurações sensíveis, sem quebrar a privacidade das conversas, que continuam protegidas por criptografia de ponta a ponta.

Mulher digitando no WhatsApp
WhatsApp desenvolve contas secundárias para crianças e adolescentes vinculadas a de um adulto. (Imagem: cottonbro studio/Pexels)

Como vão funcionar as contas monitoradas no WhatsApp?

As contas secundárias vão ser vinculadas à conta principal de um adulto responsável, que pode acompanhar o uso do app por crianças e adolescentes sem acessar o conteúdo das conversas, apenas com a definição de configurações de segurança e a supervisão de atividades gerais.

Desde a criação, essas contas vão ter recursos limitados e voltados para um uso seguro e adequado à idade, com restrições automáticas que limitam mensagens e chamadas apenas a contatos aprovados pelo responsável, o que reduz riscos de interações com desconhecidos.

Além disso, o adulto poderá revisar e ajustar configurações importantes de privacidade, além de receber relatórios gerais sobre a atividade da conta secundária, como alterações em configurações ou dados básicos de uso, sem expor detalhes das mensagens.

Confira outros conteúdos do Canaltech:

VÍDEO: Proteja seus filhos online. Aprenda a configurar o controle parental no iPhone e iPad

Leia a matéria no Canaltech.