Novo iPhone "barato" está a caminho com processador renovado e tela pequena

Informações recentes do vazador Smart Pikachu mostram que a Apple está quase pronta para começar a fabricação do iPhone 17e, seu novo celular “barato”. Segundo a publicação, a montagem em massa pode ser iniciada logo depois da CES 2026, que está em andamento nesta semana.

Embora seja esperado como um dispositivo de preço mais baixo, o iPhone 17e pode ser equipado com o mesmo processador A19 da série principal iPhone 17. Contudo, o componente deve apresentar limitações técnicas para aumentar a diferenciação entre linhas. 

Afinal, espera-se que a configuração tenha uma CPU de seis núcleos e uma GPU de cinco núcleos — ou seja, com a redução de um núcleo gráfico. 

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Mesmo assim, a plataforma seria capaz de entregar suporte para ray tracing acelerado por hardware, além do motor neural de 16 núcleos para tarefas de inteligência artificial.

iPhone 17e
iPhone 17e pode ter "Ilha Dinâmica" mais moderna (Imagem: Reprodução/MyDrivers)

Especula-se ainda que o iPhone 17e pode ser lançado com 8 GB de RAM, e opções de capacidade interna em 256 GB e 512 GB, ainda sem variante com 1 TB.

Também foi dito que a Apple pode usar seu modem proprietário de conectividade móvel, o C1X. No entanto, ele ficaria sem o chip N1, o que leva à ausência do suporte ao protocolo Thread para casas inteligentes.

iPhone 17e pode ganhar nova variante inicial 

O preço estimado para o lançamento nos Estados Unidos deve se manter em US$ 599 (ou R$ 3.242 em conversão direta). No entanto, o valor pode ser referente a uma nova configuração inicial de 256 GB, em substituição aos 128 GB atuais.

Entretanto, já foram apontados fatores de risco que podem impactar o custo final. Disputas judiciais entre Samsung e BOE (fornecedora de telas de baixo custo) devem restringir o acesso da Apple a painéis mais baratos, o que levaria ao aumento do preço final.

O iPhone 17e ainda pode ganhar uma nova tela parecda com o visual do iPhone 15, com bordas arredondadas e Ilha Dinâmica. No entanto, um design mais próximo do 16e, com notch grande, também está entre as possibilidades na mesa da Apple. 

De qualquer forma, a Apple pode apostar em um painel Super Retina XDR OLED com dimensões compactas de 6,1 polegadas, ainda sem tecnologia ProMotion de 120 Hz.

iPhone 16e
Nova geração do celular "barato" da Apple deve chegar ainda no primeiro semestre de 2026 (Imagem: Matheus Melo/Canaltech)

O novo modelo pode manter um sensor traseiro único de 48 MP, enquanto a câmera frontal pode passar de 12 MP para 18 MP. 

No entanto, as funções de vídeo podem ser limitadas à resolução 4K em 60fps. O modelo ainda não deve possuir o botão de Controle de Câmera, suporte a ProRAW ou gravação em formato Log.

Sua bateria pode ter uma capacidade estimada em aproximadamente 4.000 mAh, com recargas cabeadas de 20 W.

Neste aspecto, uma novidade relevante pode ser o suporte ao MagSafe pela primeira vez na linha "e". Isso permitiria o carregamento sem fio magnético de até 25W, contra 7,5W do Qi padrão.

Com a produção depois da CES, o lançamento pode ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano, entre os meses de abril e maio. Vendas no Brasil são esperadas, embora não tenham sido divulgadas informações concretas sobre preços para o mercado nacional. 

Leia mais no Canatlech:

Será que a Apple está passando por um processo de "enshitificação"? Veja no vídeo abaixo:

Leia a matéria no Canaltech.