
As vendas do leitor digital Krono foram oficialmente iniciadas, e a empresa responsável DuRoBo aproveitou para fazer o anúncio durante a CES 2026. O produto, que já havia sido mostrado inicialmente no ano passado, é posicionado comercialmente não apenas como um e-reader comum, mas como um hub de foco alimentado por inteligência artificial.
- O Canaltech está na CES 2026! Veja as principais novidades
- Samsung revela TV de 130 polegadas com "revolução" de imagem e design futurista
- WALL-E da vida real: novo robô carrega objetos e tira fotos
- "Tamagotchi com IA" tem emoções e reconhece sua voz; veja como funciona
Na prática, o dispositivo busca preencher a lacuna entre leitores digitais simples, como o Kindle, e aparelhos multitarefa, oferecendo ferramentas de produtividade (via apps) sem as distrações excessivas de um smartphone.
Ele ainda se diferencia do Kindle por ter um formato mais compacto, com tela de 6,13 polegadas. As dimensões também são menores que as de grande parte dos smartphones atuais, o que facilita o transporte no bolso.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
O Krono tem tela E Ink Carta 1200 HD, com resolução de 300 PPI, que promete proporcionar uma experiência de "papel puro" e reduzir o cansaço visual.
Além disso, tem luz frontal ajustável com controle de temperatura de cor, adequada para leitura diurna e noturna. Na parte traseira, o produto apresenta oito luzes de "respiro", que brilham em harmonia com os momentos de concentração, segundo a empresa.
Uma peculiaridade da construção do produto é o chamado Smart Dial, um botão giratório lateral que ativa o modo "Spark", com assistente de IA para a captura de notas de voz, que são instantaneamente transcritas e resumidas.
Krono é leitor digital e smartphone ao mesmo tempo
Na parte interna, ele tem um processador octa-core, 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Portanto, quadruplica o padrão de 32 GB comum em muitos e-readers, e se aproxima dos celulares intermediários acessíveis.
Já sua bateria tem capacidade de 3.950 mAh, considerada grande para leitores digitais, e carregamento via USB-C. Na prática, deve durar vários dias sem precisar de uma recarga.
Ele roda uma versão aberta do Android 13 ou 15, dependendo da região, o que permite o download de aplicativos diversos via Google Play Store.
Como leitor digital com proposta de ser muito completo, o dispositivo oferece compatibilidade com diversos formatos de arquivos, incluindo EPUB, MOBI, PDF, DOCX, TXT, JPG, PNG, MP3, AAC e WAV.
O valor de varejo oficial do DuRoBo Krono é de US$ 279, ou R$ 1.515 em conversão direta. O dispositivo já está disponível para pré-venda, com o início das remessas para os Estados Unidos e Europa previsto para o final de janeiro de 2026.
Não há previsão de vendas no Brasil.
Leia mais no Canaltech:
- WALL-E da vida real: novo robô carrega objetos e tira fotos
- Samsung revela TV de 130 polegadas com "revolução" de imagem e design futurista
- LG anuncia TV OLED mais fina do mundo; ela funciona quase sem cabos
Será que o Kindle Colorsoft faz sentido? Veja no vídeo abaixo:
Leia a matéria no Canaltech.