
Parece que a estratégia da NVIDIA para a família de GPUs GeForce RTX 50 nos desktops está passando por uma mudança brusca. Apenas alguns meses após o lançamento, um novo rumor aponta agora para o fim da GeForce RTX 5070 Ti. A informação vem da própria ASUS ao canal Hardware Unboxed e é um motivo de preocupação para os gamers.
- Entenda a nomenclatura das placas de vídeo Nvidia GeForce
- Cabelos sedosos e jogos que falam com você: testamos novas tecnologias da NVIDIA
De acordo com o Hardware Unboxed, o estoque atual da RTX 5070 Ti no mercado é o que restou dessa GPU. Isso significa que a partir de agora, essa placa de vídeo começará a ter disponibilidade cada vez menor, e com potencial aumento de preço para o que sobrou, dependendo da demanda. Pelo menos no Brasil, essa GPU é consideravelmente mais cara que a RTX 5070 e a vantagem em performance não é equivalente, o que deixa essa placa menos interessante.
Segundo as informações colhidas pelo canal de Hardware durante a CES 2026, algumas lojas já estão tendo dificuldades em assegurar qualquer quantidade de RTX 5070 Ti há semanas. Isso já tem feito com que o preço dessa GPU suba lá fora, como nos mercados americano e australiano.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
RTX 5060 Ti de 16 GB é a próxima
A ASUS afirmou ainda que a RTX 5060 Ti de 16 GB é a próxima a sair de linha (algo já especulado desde o fim de 2025), já que o foco da NVIDIA, para essa quantidade de VRAM, ficará para a RTX 5080. A partir daí, o Time Verde voltará suas atenções para a RTX 5060 e a versão Ti também com 8 GB, já que o volume de vendas é maior nesse segmento. A expectativa é de que o envio da GPU de 16 GB fique cerca de 20% mais cara antes do encerramento na produção.
Ao que tudo indica, a RTX 5070, que tem 12 GB, continua intacta, mas não imune à escassez que deve chegar em algum momento, aliado a alta nos preços. Nada foi falado sobre a RTX 5090 e suas variantes para o mercado chinês, mas como estamos falando de uma placa de vídeo bastante requisitada para IA, a NVIDIA não deve mexer nela tão cedo, já que essa é sua prioridade.
Por último, o Hardware Unboxed soube que os planos iniciais da NVIDIA para as GeForce RTX 50 SUPER era de realmente apresentá-las durante a CES 2026, algo que sabemos que não aconteceu. Essa mudança foi repentina e teria pego as parceiras de surpresa.
Veja mais do CTUP:
- NVIDIA pode trazer GPUs antigas de volta com mais performance em IA
- Menos RTX em 2026? NVIDIA diminui envio de GPUs às parceiras em até 20%
- NVIDIA DLSS 4.5 transforma jogos borrados em baixa resolução em algo nítido
Leia a matéria no Canaltech.