Opera One R3 é liberado com melhorias na organização de abas; veja o que mudou

A Opera anunciou, nesta quinta-feira (15), o lançamento do Opera One R3, nova versão do seu navegador principal. A atualização traz melhorias nas Ilhas de Abas, recurso que organiza automaticamente as guias abertas e que agora permite renomear os grupos e identificá-los por cores, facilitando a navegação para quem usa muitas páginas ao mesmo tempo.

Com isso, fica mais simples identificar cada conjunto de páginas relacionadas a trabalho, estudos ou lazer, sem precisar abrir as abas individualmente.

Além da organização de guias, o Opera One R3 também trouxe novidades em inteligência artificial contextual, tela dividida, design modular e novos temas visuais e sonoros.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Quais são as outras novidades do Opera One R3?

Além das melhorias na organização de abas, o Opera One R3 também anunciou novidades focadas em produtividade, personalização e uso de inteligência artificial no dia a dia.

A IA do Opera One foi reformulada, com respostas até 20% mais rápidas e funcionamento contextual, restrito a abas ou Ilhas de Abas específicas. O recurso também ganhou suporte a vídeos do YouTube, com perguntas sobre o conteúdo e busca por trechos, além da opção de desativação no chat.

Opera One R3 - Seleção de cores para abas
As Ilhas de Abas agora podem ser renomeadas e identificadas por cores no Opera One R3. (Imagem: Divulgação/Opera)

O recurso de tela dividida deixou de ser limitado a duas abas. Com o Opera One R3, é possível visualizar até quatro abas ao mesmo tempo, com diferentes opções de layout, como divisão horizontal ou em grade.

Ainda, a barra lateral do navegador, um das funcionalidades mais populares do Opera, ganhou novas integrações seguindo o conceito de design modular. Além de mensageiros, player de música, Slack e Discord, agora também é possível acessar Gmail e Google Calendar pela lateral, reduzindo a necessidade de alternar entre abas.

O tradicional programa beta, que funcionava como um navegador separado, foi descontinuado. Em seu lugar, o Opera oferece agora o modo Early Bird, que pode ser ativado dentro do Opera One e permite testar novos recursos antes do lançamento oficial.

O Opera One R3 também estreia três novos temas dinâmicos:

  • Radiance: tema para o modo escuro, com sons ambientes próprios;
  • Orbit: voltado para o modo claro, também com paisagens sonoras;
  • Sonic: criado em parceria com o Spotify, reage à música reproduzida no player do Opera, adaptando o fundo do navegador ao ritmo da trilha sonora.

Confira outros conteúdos do Canaltech:

VÍDEO: O 'ChatGPT Atlas' chegou: o navegador da OpenAI que usa IA pra "lembrar" do que você gosta

Leia a matéria no Canaltech.