
Realizar login em aplicativos e solicitar o envio de um código de segurança pelo WhatsApp se tornou uma prática comum entre os usuários. Mas você sabia que as empresas desenvolvedoras dos serviços podem limitar o envio de senhas descartáveis apenas para o celular cadastrado no mensageiro da Meta?
- Quando o WhatsApp para de funcionar em celulares antigos? Entenda regras
- Como deixar o WhatsApp mais seguro
O Canaltech realizou um teste ao tentar fazer login no iFood e solicitar que os códigos de segurança fossem enviados para o WhatsApp. No entanto, ao abrir a plataforma no computador, foi exibido o seguinte aviso:
“Você recebeu uma senha descartável. Para mais segurança, você só pode acessar essa senha no seu dispositivo principal.”
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
É importante destacar que esses códigos são usados para acessar outros aplicativos, como serviços de delivery ou bancos, e não para ativar a conta do WhatsApp.
A seguir, confira mais detalhes sobre esse mecanismo de segurança disponibilizado pela plataforma às empresas e qual é o seu objetivo diante da experiência do usuário, a fim de sanar dúvidas como:
- O WhatsApp limita o envio de senhas descartáveis?
- Por que o envio do código é limitado?
- Todos os códigos têm o envio limitado?
- O que fazer ao receber essa mensagem?
O WhatsApp limita o envio de senhas descartáveis?
Sim. O recurso é oferecido a empresas que utilizam a WhatsApp Business Platform — a API de negócios do app, que permite a integração entre diferentes sistemas — para restringir a visualização de senhas descartáveis ao aplicativo instalado no celular principal.
Com essa configuração ativada, o código de acesso não pode ser visualizado nas versões Web e Desktop da plataforma da Meta.
Por que o envio do código é limitado?
A funcionalidade tem como objetivo aumentar a segurança dos usuários, já que reduz as chances de terceiros receberem códigos ao acessar um computador. Esses dispositivos tendem a ser mais expostos do que os smartphones, pois muitas vezes são utilizados em ambientes compartilhados e conectados a redes públicas.
Dessa forma, o envio das senhas descartáveis apenas para aparelhos que estão diretamente nas mãos dos usuários representa mais uma camada de proteção, que pode incluir senhas do próprio dispositivo e até mesmo biometria.
Todos os códigos têm o envio limitado?
A restrição no envio do código de segurança é uma escolha do desenvolvedor do aplicativo da empresa. O WhatsApp não implementa esse recurso de forma automática, e cabe à companhia decidir se vai ou não limitar o acesso à senha ao aplicativo do mensageiro instalado no celular.
O que fazer ao receber essa mensagem?
Receber essa mensagem ao solicitar um código de segurança e abrir o WhatsApp nas versões Web ou Desktop não deve ser motivo de preocupação. Basta acessar o aplicativo do mensageiro no celular para visualizar a senha descartável e, em seguida, digitá-la no campo indicado para concluir o login na plataforma em questão.
Leia também:
- 3 novos recursos do WhatsApp para melhorar as conversas em grupos
- WhatsApp corrige, silenciosamente, problema de privacidade antigo
- 6 truques para proteger o seu WhatsApp e evitar riscos
VÍDEO: Como usar o WhatsApp em 2 aparelhos diferentes e como adicionar outra linha no mesmo celular
Leia a matéria no Canaltech.