
O ano passado ficou marcado pelo lançamento catastrófico de MindsEye, que conquistou a menor média no Metacritic e se tornou o jogo mais mal avaliado do PlayStation 5 desde o lançamento do console em 2020. Agora temos um representante para 2026: Code Violet, um jogo inspirado no aclamado survival horror Dino Crisis e desenvolvido pela TeamKill Media.
O título é um exclusivo de PlayStation 5 e conquistou uma média de 32/100 no Metacritic com cerca de 10 análises da crítica. A IGN atribuiu uma nota de 40/100, afirmando que Code Violet "sequer atinge o patamar de ser um clone bem-sucedido" de Dino Crisis.
A PushSquare, que também deu uma nota de 40/100, chamou Code Violet de bagunça e criticou seu combate e exploração maçante, além de destacar problemas técnicos. O portal ainda criticou os trajes sensuais e a câmera apelativa do jogo, que parecem destoar do tom do roteiro e da personagem.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Em resposta às críticas negativas da mídia, a TeamKill Media afirmou, em um comunicado no X na última sexta-feira (9), que: "Nós fazemos jogos para os nossos fãs e jogadores que realmente gastam seu dinheiro suado em nossos jogos e nos apoiam, e não para os críticos".
We make games for our fans and players who actually spend their hard earned money on our games and support us, not critics.
— TeamKill Media (@TeamKillMedia) January 9, 2026
Fans made us number one and fans are having fun with our “dated” old school gameplay.
You all have made Code Violet our biggest success to date and still…
De acordo com o estúdio "os fãs nos tornaram o número um e os fãs estão se divertindo com nossa jogabilidade 'datada' à moda antiga".
Code Violet foi lançado um dia depois do polêmico comunicado da TeamKill Media e, curiosamente, muitos jogadores também odiaram a experiência. No Metacritic, o título conquistou uma média de 2,4/10 na nota dos usuários, com 164 análises no total.
A coisa não muda muito de figura na PlayStation Store, com Code Violet conquistando uma média de 2,93 de 5 estrelas com mais de 2,8 mil análises e 46% dessas avaliações negativas.
TeamKill Media tentou derrubar críticas
O YouTuber conhecido como Jay Viper afirmou que a TeamKill Media teria aplicado uma reivindicação de direitos autorais em uma live exclusiva para membros, na qual o criador de conteúdo investigou o passado da empresa e criticou Code Violet, o chamando de shovelware.
Segundo o criador, a desenvolvedora alegou que o YouTuber utilizou imagens de Code Violet sem permissão, algo comum para conteúdos relacionados a vidoegames em plataformas há mais de 15 anos. Jay Viper alegou que utilizou apenas 40 segundos de cenas do jogo em uma transmissão de mais de 2h.
Apesar das tentativas, o YouTube reverteu os strikes do canal de Jay Viper "informando à TeamKill Media que eles não possuem nenhum direito autoral sobre o vídeo!", conforme o criador de conteúdo.
Leia também no Canaltech:
- 10 jogos que enganaram os jogadores com trailers de anúncio irreais
- Fracasso de Vampire: The Masquerade - Bloodlines 2 é culpa da Paradox, diz CEO
- Polêmica com IA faz Steam devolver dinheiro de Call of Duty Black Ops 7
Vídeo: Para quem o PlayStation 5 Pro vale a pena?
Leia a matéria no Canaltech.