Quando o WhatsApp para de funcionar em celulares antigos? Entenda regras

Um celular antigo pode rodar alguma versão do Android ou do iOS, mas não necessariamente consegue abrir o WhatsApp. Isso acontece porque o mensageiro periodicamente deixa de funcionar em modelos mais antigos, equipados com versões desatualizadas do sistema operacional.

Caso você tenha trocado de celular recentemente, provavelmente o aparelho é compatível com o Zap — o fim de suporte pode ocorrer com aqueles dispositivos mais velhos e que estão guardados em alguma gaveta, por exemplo. O Canaltech explica:

  • Por que o WhatsApp para de funcionar em celulares antigos?
  • Isso muda de quanto em quanto tempo?
  • Quais celulares são compatíveis com o app atualmente?
  • O que fazer quando um aparelho fica obsoleto?

Por que o WhatsApp para de funcionar em celulares antigos?

O aplicativo perde suporte em sistemas operacionais mais velhos para garantir uma estabilidade com os recursos mais recentes. De acordo com a página de suporte do próprio WhatsApp, a empresa analisa os dispositivos e softwares mais antigos e com menor base de usuários antes de tomar a decisão.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Quando um celular tem uma versão muito antiga do sistema, é provável que não consiga rodar recursos mais novos e isso consequentemente atrapalha a experiência de uso do mensageiro.

Além disso, existem limitações de hardware: o app ganha novas ferramentas a cada ano e pode ter problemas de desempenho.

WhatsApp não funciona em sistemas operacionais muito defasados (Imagem: Unsplash/appshunter.io)

Isso muda de quanto em quanto tempo?

Não existe um intervalo determinado pela Meta para encerrar o suporte. O WhatsApp sempre informa a decisão com antecedência para os usuários com dispositivos “ameaçados”, para que consigam trocar de celular ou atualizar para uma versão mais recente do SO.

A última mudança nos requisitos mínimos aconteceu em maio de 2025. Desde então, não houve outro ajuste para tornar mais modelos obsoletos — se o seu celular antigo já roda o WhatsApp, ele continuará funcionando normalmente até um futuro ajuste. 

Quais celulares são compatíveis com o app atualmente?

O WhatsApp não divulga uma lista exata de aparelhos compatíveis. O fator decisivo é a versão do sistema operacional: se ele roda a versão mínima, vai rodar o Zap.

Atualmente, as versões mínimas são:

  • Android 5.0 ou posterior
  • iOS 15.1 ou posterior

A lista no Android é bem ampla: a versão do sistema foi lançada em 2014, então qualquer aparelho mais recente do que isso consegue acessar o WhatsApp. 

No caso do iOS, a versão chegou somente em 2021, mas a Apple liberou o update para qualquer modelo do iPhone 6s (2016) em diante. 

O que fazer quando um aparelho fica obsoleto?

Se o celular não atualiza para um sistema operacional compatível, é hora de trocar por um aparelho mais novo para continuar usando o WhatsApp.

Alguns modelos sequer recebem novas versões do sistema operacional, o que impede a chegada de novos recursos e atualizações de segurança. Logo, o mensageiro não seria a única plataforma afetada. 

Leia também:

VÍDEO: O app do WHATSAPP (como conhecemos) vai DEIXAR de EXISTIR no Windows: e agora?

Leia a matéria no Canaltech.