Riot esquece de renovar certificado digital e League of Legends sai do ar

League of Legends ficou brevemente fora do ar na madrugada desta segunda-feira (5) devido a um problema inusitado.

A dona do MOBA, a Riot Games, não renovou o certificado digital do jogo, licença que verifica a autenticidade de um programa por tempo limitado. O certificado de League of Legends era válido de 7 de janeiro de 2016 até 4 de janeiro de 2026.

Após o vencimento, o jogo ficou basicamente injogável por alguns instantes, o que não impediu que jogadores burlassem a situação. Uma das formas de pular a expiração era alterar a data e hora da máquina, enganando a verificação de licença digital.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

O problema inusitado já foi corrigido e os fãs de League of Legends já podem voltar para as partidas sem qualquer transtorno. Apesar do tropeço, falhas do tipo acontecem frequentemente, como no caso do Steam Deck no ano passado.

Jogo de luta do LoL, 2XKO chega neste mês para os consoles (Divulgação/Riot Games)

A Riot Games vem forte em 2026 com o lançamento de 2XKO, que traz personagens famosos de League of Legends para um jogo de luta 2D, chegando aos consoles ainda este mês. Só esperamos que a empresa não esqueça de renovar a licença digital futuramente e evite o pânico de jogadores dedicados.

Riot Games declara guerra contra smurfing

No ano passado, a Riot Games anunciou medidas que prometem acabar com a Era do Smurfing em League of Legends. O estúdio afirmou estar 100% comprometido no combate à prática.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: PC ou console? Afinal, existe um melhor?

Leia a matéria no Canaltech.