Samsung quer levar IA do Gemini para 800 milhões de aparelhos, aponta executivo

A Samsung tem o objetivo de levar os recursos de inteligência artificial (IA) do Gemini para 800 milhões de aparelhos ao longo de 2026. É o que aponta o co-CEO da fabricante sul-coreana, TM Roh, em entrevista concedida à agência Reuters.

Esse plano representa o dobro do número de aparelhos da Samsung com funcionalidades de IA baseadas no serviço do Google, já que, em 2025, 400 milhões de dispositivos da companhia contavam com recursos dessa tecnologia.

“Vamos aplicar IA a todos os produtos, todas as funções e todos os serviços o mais rápido possível”, destacou Roh.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

A estratégia pode ser vista como um modelo de “ganha-ganha”, uma vez que o aumento de aparelhos com recursos do Gemini também é bem-visto pelo Google, que enfrenta uma disputa cada vez mais acirrada com empresas como OpenAI, Anthropic e xAI no mercado de inteligência artificial.

TM Roh, CEO Samsung
TM Roh afirma que Samsung pretende levar Gemini a 800 milhões de aparelhos (Imagem: Divulgação/Samsung)

Recursos de IA em TVs e eletrodomésticos

Para alcançar a marca de 800 milhões de aparelhos com IA, a Samsung aposta na integração desses recursos não apenas em smartphones, mas também em TVs e eletrodomésticos.

Um exemplo é a integração do Gemini à linha Bespoke 2026 da empresa sul-coreana. A IA do Google terá como foco o aprimoramento da visão computacional de produtos como geladeiras e fornos de micro-ondas, com o objetivo de otimizar o reconhecimento de alimentos e a sugestão de receitas em tempo real.

Beskope AI
Nova geladeira Samsung RM90F, da linha Bespoke AI (Imagen: Divulgação/Samsung)

Nova versão beta da One UI 8.5

Ao falar dos planos da Samsung para 2026, destaca-se também a expectativa pela chegada da mais recente atualização de sua interface, a One UI 8.5. A terceira versão de testes, chamada One UI Beta 3, começou a ser liberada para a linha Galaxy S25, mas apenas para usuários da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.

A nova versão traz correções relacionadas à exibição do relógio na tela de bloqueio e ao resumo em tempo real, além de otimizações no consumo de energia de aplicativos em execução nos aparelhos.

Leia mais:

VÍDEO: Samsung Galaxy S25 Edge: Fino e elegante, mas só isso também

Leia a matéria no Canaltech.