Slack ganha agente de IA para te ajudar a tirar as dúvidas do trabalho

A plataforma de comunicação corporativa Slack anunciou um novo agente de IA para ajudar com tarefas do dia a dia nesta quarta-feira (14). A ferramenta consegue identificar o contexto entre diferentes conversas, analisar arquivos e trazer sugestões para aumentar a produtividade.

O agente é uma versão atualizada do bot Slackbot, anteriormente usado apenas para gerenciar notificações no app, e pode ser acessado a partir de um painel lateral, sem a necessidade de baixar um componente extra.

Como o novo Slackbot funciona

O agente de IA consegue compreender o contexto das conversas e os hábitos de cada profissional para criar sugestões personalizadas. Cada indivíduo escolhe quais informações podem ser acessadas pelo recurso, que fica desativado por padrão.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Entre as funções disponíveis, a ferramenta pode analisar arquivos, criar rascunhos de novos projetos, resumir conversas e sugerir novos comandos com base na atividade recente. Tudo isso ocorre sem a necessidade de informar a IA manualmente — o bot consegue navegar por canais, mensagens diretas e arquivos para entender o que está acontecendo.

Todas as interações são privadas, então o restante da empresa não consegue saber o que você está conversando com o bot. Além disso, o app conta com os mesmos mecanismos de proteção de IA do Slack e salvaguardas de segurança para evitar ataques por injeção de prompt.

Bot do Slack consegue analisar dados internos e criar arquivos (Imagem: Divulgação/Slack)

Quem pode usá-lo?

A nova versão do bot está disponível apenas para os planos Business+ e Enterprise+ do Slack. O recurso começou a ser distribuído para os clientes nesta semana, mas deve chegar a todos os assinantes até o final de fevereiro.

IA como companheira de trabalho

Os agentes de IA voltados para melhorar a produtividade no dia a dia ganham cada vez mais espaço. Nesta semana, a Anthropic revelou o Claude Cowork, ferramenta que consegue acessar pastas e arquivos do computador para elaborar planos de ação.

Além disso, ferramentas como o Microsoft Copilot já possuem um conjunto de agentes que simplificam fluxos de trabalho e analisam arquivos e conversas profissionais.

Leia também:

VÍDEO: qual IA escolher?

Leia a matéria no Canaltech.