Spotify permitirá alternar progresso entre livro físico e audiobook, revela site

Usuários do Spotify poderão, em breve, alternar o progresso de leitura entre um livro físico (ou e-book) e sua versão em audiobook na plataforma de streaming. O recurso relacionado a essa novidade deve se chamar Page Match.

A nova funcionalidade foi descoberta pelo site Android Authority a partir da análise do código da versão 9.1.18.282 do Spotify.

Na prática, o recurso deve permitir escanear a página de um livro físico com a câmera do celular para que o app leve o usuário ao mesmo ponto no audiobook. Além disso, o código do Spotify indica que também será possível realizar a ação inversa.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Isso significa que o serviço de streaming deve indicar a página exata do livro que corresponde ao progresso no audiobook. Essa opção facilita transitar da versão em áudio para a leitura na versão física da obra.

Condições de uso do Page Match

O Android Authority aponta, entretanto, que o Page Match só deve funcionar para usuários que já tenham acesso ao audiobook em questão no Spotify. Ou seja, caso a obra não esteja disponível na biblioteca do usuário, a plataforma pode solicitar a compra antes de liberar o recurso.

O código analisado também sugere que, caso a página escaneada não seja identificada corretamente, o app deve pedir que o usuário escaneie uma página próxima para realizar a sincronização.

Spotify
Spotify deve permitir alternar entre leituras em livros físicos e audiobooks (Imagem: Marcelo Salvatico/Canaltech)

Disponibilidade do recurso

O Page Match ainda não foi anunciado oficialmente pelo Spotify e, por isso, não há previsão de lançamento. Além disso, os audiobooks ainda não estão disponíveis no Brasil — o que indica que, mesmo que o recurso seja lançado, a funcionalidade pode demorar a chegar aos usuários brasileiros.

Leia também: 

VÍDEO: Spotify vs Apple Music vs YouTube Music vs Outros

Leia a matéria no Canaltech.