Troca de mensagens no iPhone ficará mais segura, indica código do iOS 26.3

Uma análise do código da versão beta 2 do iOS 26.3 aponta que a Apple está preparando uma atualização que deve tornar a troca de mensagens no iPhone ainda mais segura. A novidade fica por conta da chegada da criptografia de ponta a ponta (E2EE) ao protocolo Rich Communication Services (RCS) — Serviços de Comunicação Avançada, em tradução livre — nos dispositivos da companhia.

De acordo com informações divulgadas pelo perfil @TiinoX83 no X (antigo Twitter), os pacotes de operadoras para a nova versão do sistema operacional contam com uma configuração que permite às operadoras habilitar a criptografia no RCS.

Conforme pontuou o site 9to5Mac, caso o rumor seja confirmado, o movimento da Apple tem como objetivo atender aos requisitos da GSM Association (GSMA) — instituição global que padroniza serviços de telefonia móvel e é responsável pelo desenvolvimento do padrão RCS.

O objetivo da GSMA é adicionar uma camada extra de segurança ao RCS, com uma criptografia de ponta a ponta considerada “universal” — proteção que o iOS atualmente não oferece ao protocolo.

Importância da criptografia no RCS

O RCS é um padrão moderno de mensagens, considerado uma evolução do SMS. Ele permite a troca de mensagens entre aplicativos nativos de mensagens dos aparelhos via Wi-Fi e redes de dados móveis, de forma semelhante ao que ocorre no WhatsApp.

Os usuários podem utilizá-lo para compartilhar fotos e vídeos em alta resolução, além de visualizar indicadores de digitação e receber confirmações de leitura.

A chegada da criptografia de ponta a ponta ao RCS no iPhone representa um avanço importante em termos de segurança para os usuários. Atualmente, o Google Mensagens já oferece essa camada de proteção para conversas trocadas entre usuários do próprio aplicativo.

No entanto, essa criptografia não está disponível em mensagens RCS trocadas entre usuários do iMessage nem em conversas entre usuários de serviços do Google e aqueles que utilizam dispositivos da Apple.

Leia mais: 

VÍDEO: IPHONE 16 VS IPHONE 17 | O que muda no novo celular da Apple?

Leia a matéria no Canaltech.