Volkswagen Polo elétrico terá recurso retrô para cativar os mais puristas

O ID.Polo, também chamado de Polo elétrico, está cada vez mais perto de seu lançamento oficial e, dessa forma, vem tendo seus detalhes revelados pouco a pouco pela Volkswagen. O último deles, aliás, deve agradar em cheio aos mais puristas.

A marca alemã divulgou em seu Instagram oficial as primeiras imagens do interior do vindouro hatch elétrico, que será o primeiro a ostentar a nova nomenclatura da família, composta pela sigla ID acompanhada pelo nome real do carro. Até então, os carros elétricos da Volkswagen tinham a sigla ID e um número (ID.3, ID.4, ID.7…).

O principal destaque da cabine do ID.Polo é a possibilidade de configurar as telas com um visual retrô. Com apenas alguns toques nos botões do volante, o painel de instrumentos passa a ostentar o design analógico do Golf I, enquanto a parte direita da central multimídia “se transforma” em um tocador de toca-fitas.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Os recursos da central, claro, são puramente visuais, e não funcionam fisicamente, mas tem um propósito muito bem traçado, como explicou Andreas Mindt, chefe de Design da Volkswagen: “Queríamos criar um interior que fosse familiar desde o primeiro contato, e essas skins retrô deixam o ID.Polo com o inconfundível piscar de olhos da Volkswagen”.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Volkswagen (@volkswagen)

Quando o ID.Polo será lançado?

O ID.Polo, ou Polo elétrico, está previsto para começar a ser vendido nos principais centros da Europa a partir de abril de 2026. Os preços prometidos pela Volkswagen devem girar em torno de 25 mil euros (cerca de R$ 160 mil, na conversão) em “muitos mercados”, segundo a marca.

As configurações completas do Polo elétrico ainda não foram divulgadas, mas já é de conhecimento público que o hatch será dois centímetros mais curto que a versão a combustão, mas com um entre-eixos de 2,60 metros, ou seja, cinco centímetros mais longo.

Não há, por enquanto, qualquer informação sobre a chegada do Polo elétrico ao Brasil, já que a Volkswagen pretende apostar em modelos híbridos por aqui. Vale lembrar que os únicos carros elétricos disponibilizados ao nosso mercado foram o ID.4 e a ID.Buzz (Kombi elétrica), ambos somente por assinatura.

Interior do Polo elétrico terá visual retrô nos painéis, se o dono quiser, claro (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

A Kombi elétrica, aliás, embora tenha se mostrado um produto muito interessante, chegou com preços exorbitantes e, por isso, sofreu com a falta de demanda. Em alguns países, como nos Estados Unidos, as vendas do modelo serão encerradas tão logo o estoque atual se esgote.

Leia também:

Vídeo: Chegou a hora do carro elétrico no Brasil?

Leia a matéria no Canaltech.