Windows 11 terá opção para apagar o Copilot em PCs de empresas, mas com um porém

A Microsoft anunciou que o Windows 11 permitirá a remoção do Copilot em PCs corporativos. A novidade ainda está em fase de testes, restrita a poucos usuários, e é voltada para as versões Pro, Enterprise e EDU.

De acordo com a big tech, apenas administradores podem desinstalar a ferramenta de inteligência artificial (IA) do sistema — ação que ocorre por meio de uma nova política chamada RemoveMicrosoftCopilotApp.

Esse protocolo está restrito a dispositivos gerenciados pelas edições Enterprise, Pro e Education (EDU) do Windows. Para ativar esse recurso, os administradores precisam:

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

  1. Abrir o Editor de Política de Grupo;
  2. Acessar Configuração do Usuário;
  3. Clicar em Modelos Administrativos;
  4. Selecionar Windows AI;
  5. Por fim, habilitar a opção Remover o aplicativo Microsoft Copilot.
Copilot
Novo recurso permite que administradores desinstalem o Copilot do computador dos usuários (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Requisitos para a desinstalação

Para que a remoção do Microsoft Copilot seja efetivada, o dispositivo deve atender a três requisitos técnicos:

  • Ter o Microsoft 365 Copilot e o Microsoft Copilot instalados no sistema;
  • O aplicativo Microsoft Copilot não deve ter sido instalado manualmente pelo usuário;
  • O Microsoft Copilot não pode ter sido utilizado nos últimos 28 dias.

Apesar da possibilidade de remoção por parte da empresa, os usuários ainda poderão reinstalar o aplicativo via Microsoft Store ou Microsoft 365 caso desejem, sem a necessidade de permissão do administrador.

Disponibilidade do recurso

A Microsoft informa que a funcionalidade está disponível inicialmente para participantes do programa Windows Insider. O lançamento refere-se à versão prévia do Windows 11 Insider, Build 26220.7535, para os canais Dev e Beta — e ainda não há uma data confirmada para o lançamento ao público geral.

Leia mais: 

VÍDEO: O PODER DA IA NOS PCS COPILOT+ #Shorts

Leia a matéria no Canaltech.