A ferramenta de inteligência artificial generativa da Adobe, o Firefly, recebeu em seu recente update um editor de vídeo que permite ajustar vídeos já gerados por meio de novos comandos.
O Prompt to Edit promete refinamentos no material já gerado, recurso possível em parceria com a Runway através do modelo Aleph, que permite ajustes através de novos prompts, conforme apontado pelo TechCrunch.
Antes, o Firefly se limitava a gerar a imagem/um vídeo com base no prompt do usuário, sendo necessária uma outra tentativa caso houvesse qualquer inconsistência no resultado. Existente desde 2023, o Firefly ganhou um aplicativo para iOS e Android no último mês de junho.
Pensando em ângulos diferentes e vídeos em movimento, a Adobe também trouxe uma ferramenta própria: o Firefly Video Model, que funciona a partir de uma imagem e um vídeo de referência sobre o movimento pretendido, podendo gerar uma nova cena com base nessas referências.
Juntos, Prompt to Edit e referência de câmera em movimento economizam horas de tentativa e erro, permitindo salvar o seu “ótimo take” e lhe dando mais possibilidades de aplicar a sua visão criativa para cada tomada.
Além disso, dentre os parceiros integrados no Firefly Boards, a Adobe anunciou a inclusão do Topaz Astra, principal ferramenta de IA do mercado para remasterização via upscale (permitindo remasterizar vídeos em até 1080p ou 4K), e do FLUX.2 (da Black Forest Labs), modelo de geração de imagens fotorrealistas competidor do Nano Banana Pro do Google.
Diferentemente da concorrência, a abordagem da Adobe com IA envolve mais a integração dos diferentes grandes modelos de linguagem (LLM) em seu ecossistema de serviços do que efetivamente o desenvolvimento de ferramentas próprias.
Até o dia 15 de janeiro, a Adobe liberou gerações ilimitadas de todos os modelos de parceiros e do Firefly Video Model para os assinantes dos planos Firefly Pro (R$95/mês), Premium (R$950/mês), de 7 mil e de 50 mil créditos generativos.
via TudoCelular.com