O alto escalão da Apple segue em plena alteração: um dia após anunciar a saída do seu chefe de design de interfaces, a companhia divulgou hoje a notícia da aposentadoria de duas executivas: Kate Adams (atual diretora jurídica) e Lisa Jackson (chefe de iniciativas ambientais, políticas e sociais).
A posição de Adams (ocupada por ela desde 2017) será transferida para Jennifer Newstead. Ela ingressará na Apple como vice-presidente sênior em janeiro, respondendo ao CEO 1 Tim Cook e integrando a equipe executiva da empresa. Em 1º de março de 2026, assumirá plenamente o cargo de diretora jurídica.
Kate tem sido parte integrante da empresa por quase uma década, fornecendo conselhos essenciais e sempre defendendo o direito à privacidade dos nossos clientes e protegendo o direito da Apple de inovar. Sou extremamente grato a ela pela liderança que demonstrou, por sua notável determinação em uma infinidade de questões altamente complexas e, acima de tudo, por sua atenção, sua mente profundamente estratégica e seus conselhos sensatos.
—Tim Cook, CEO da Apple.
No caso de Jackson, sua aposentadoria acontecerá já no final de janeiro de 2026. A área de assuntos governamentais passará a ser liderada interinamente por Adams até a sua aposentadoria, no final de 2026. As equipes de iniciativas ambientais e sociais responderão ao diretor de operações da Apple, Sabih Khan.
Sou profundamente grato pelas contribuições de Lisa. Ela foi fundamental para nos ajudar a reduzir nossas emissões globais de gases de efeito estufa em mais de 60% em comparação com os níveis de 2015. Ela também tem sido uma parceira estratégica fundamental no engajamento com governos em todo o mundo, defendendo os melhores interesses de nossos usuários em uma infinidade de tópicos, bem como promovendo nossos valores, de educação e acessibilidade a privacidade e segurança.
—Tim Cook, CEO da Apple.
Formada em Artes pela Universidade de Harvard e em Direito pela Faculdade de Direito de Yale, Newstead atuou como diretora jurídica da Meta e, anteriormente, como assessora jurídica do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Ela também ocupou diversos cargos no governo no início da sua carreira, incluindo o de conselheira geral do Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca, o de principal vice-procuradora-geral adjunta do Escritório de Política Jurídica do Departamento de Justiça, o de conselheira associada da Casa Branca e o de assistente jurídica do juiz Stephen Breyer, da Suprema Corte dos EUA.
Quando a aposentadoria de Adams começar a valer, Newstead atuará como diretora de assuntos jurídicos e governamentais, refletindo a fusão das duas áreas.
Não poderíamos estar mais satisfeitos em ter Jennifer se juntando à nossa equipe. Ela traz uma extraordinária experiência e habilidade para o cargo e impulsionará o importante trabalho da Apple em todo o mundo. Também estamos satisfeitos que Jennifer supervisionará as áreas jurídica e de assuntos governamentais, dada a crescente sobreposição entre o trabalho de ambas as equipes e sua sólida experiência em assuntos internacionais. Sei que ela será uma excelente líder daqui para frente.
—Tim Cook, CEO da Apple.
Newstead comentou a mudança e celebrou a sua participação na Apple:
Há muito tempo admiro o profundo foco da Apple em inovação e seu forte compromisso com seus valores, seus clientes e com a construção de um mundo melhor. É uma honra ingressar na empresa e liderar uma equipe extraordinária que se dedica diariamente a fazer o que é melhor para os usuários.
Abaixo, a declaração de Adams:
Foi um dos maiores privilégios da minha vida fazer parte da Apple, onde nosso trabalho sempre foi defender os valores que são a base dessa grande empresa. Tenho orgulho do bem que nossa maravilhosa equipe fez nos últimos oito anos e sou imensamente grata pela oportunidade de ter feito a diferença. Jennifer é um talento excepcional e tenho certeza de que estou deixando a equipe em ótimas mãos. Estou ansiosa para trabalhar mais de perto com a equipe de assuntos governamentais.
Por fim, a declaração de Jackson:
A Apple é uma empresa extraordinária e foi uma verdadeira honra liderar um trabalho tão importante aqui. Tive a sorte de trabalhar com líderes que entendem que reduzir nosso impacto ambiental não é apenas bom para o meio ambiente, mas também para os negócios, e que podemos prosperar fazendo o bem. Sou imensamente grata às equipes que tive o privilégio de liderar na Apple, pelas inovações que ajudaram a criar e inspirar e pela defesa que fizeram em nome de nossos usuários junto a governos ao redor do mundo. Tenho plena confiança de que a Apple continuará a ter um impacto profundamente positivo no planeta e em seus habitantes.
Baita dança das cadeiras acontecendo dentro do Apple Park, hein?!