Muito tem se falado sobre um possível MacBook Pro com tela OLED 1, mas outro computador da Apple poderá ganhar a tecnologia em breve. Trata-se do iMac, que é o único desktop da empresa a contar com uma tela integrada e que não passa por grandes mudanças desde 2021.
Uma nova reportagem do site sul-coreano The Elec diz que fontes na indústria afirmaram que a Apple enviou à Samsung Display e à LG Display um RFI (Request For Information), basicamente solicitando às empresas informações referentes ao desenvolvimento do componente.
Posts relacionados
- Apple estaria testando novo iMac (Pro?) equipado com o chip “M5 Max”
- macOS Tahoe 26 “dedura” quais Macs poderão ser lançados em 2025 e 2026
- Apple quase colocou seu logo na parte frontal dos iMacs mais recentes
Geralmente trocado antes de um pedido de cotação e da definição final das especificações de um produto, o RFI serve para que a cliente (no caso, a Apple) solicite à(s) fabricante(s) informações técnicas adicionais necessárias para o desenvolvimento do componente.
Esse iMac em específico deverá contar com uma tela de 24 polegadas com brilho máximo de 600 nits e densidade de 218 pixels por polegada. Tanto a Samsung quanto a LG deverão usar tecnologias OLED sem máscara metálica fina (FMM) — no caso da primeira, a QD-OLED e a segunda a W-OLED (OLED branco).
O QD-OLED gera cores ao fazer a luz azul passar por uma camada de conversão por pontos quânticos (QD), enquanto o W-OLED gera cores ao fazer a luz branca passar por filtros de cor RGBW.
Segundo a reportagem, a Apple costuma preferir o OLED RGB com FMM (no qual luz e cor são geradas em nível de subpixel RGB), mas a tecnologia ainda não pode ser produzida de forma estável em massa para telas com mais de 20″ — algo que poderá mudar no longo prazo.
Ainda entrando nesses detalhes mais técnicos, a expectativa é de que tanto a Samsung quanto a LG atendam ao projeto inicialmente usando uma tecnologia de cinco camadas, que adiciona uma camada verde e oferece maior brilho em relação às versões anteriores (de quatro camadas).
Especificamente, a LG avaliou transformar seu W-OLED de emissão traseira em um modelo de emissão frontal — quando a luz sai no sentido oposto ao TFT (modelo já usado pela Samsung) — para o iMac OLED, que deverá ter o desenvolvimento dos seus painéis concluído entre 2027 e 2028. Ou seja, não esperem que ele saia tão cedo.
iMac
Chip: M4
Cores: azul, roxo, rosa, laranja, amarelo, verde ou prateado
Vidro: convencional ou nano-texture
Memória: 16GB, 24GB ou 32GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB ou 2TB
Conectividade: sem Ethernet ou Gigabit Ethernet
R$ 14.658,98
R$ 15.499,00
Compre agora
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos/serviços usando os nossos links de afiliado.
via Digital Trends