A Apple anunciou ontem que, a partir de 2026, mais anúncios serão exibidos nos resultados da ferramenta de busca da App Store. A ideia, segundo a empresa, é “aumentar as oportunidades” para desenvolvedores nessa área da sua loja em particular.
Atualmente, os anúncios de apps são exibidos apenas no topo dos resultados de busca da loja com base em fatores como sua relevância para a pesquisa e sua posição no leilão dos Apple Ads.
A partir do ano que vem, no entanto, será possível encontrar mais espaços como esse em posições inferiores dos resultados de busca, aumentando as chances de conversão desses anúncios em toques/downloads.
A Apple explica que desenvolvedores não poderão fazer lances por posições específicas. Em vez disso, se o anunciante já tiver uma campanha de resultados de busca em andamento, o anúncio será automaticamente qualificado para todas as posições disponíveis com base nos mesmos fatores de sempre (relevância e posição no leilão).

Em outras palavras, caso seu app seja o que melhor atende a esses requisitos, ele continuará sendo exibido no topo dos resultados de busca; do contrário, ele será rebaixado para posições inferiores — o que, convenhamos, é melhor do que simplesmente não aparecer entre os resultados.
Além de fazer novos lances, desenvolvedores continuarão podendo definir as suas próprias palavras-chave para seus apps, as quais podem ajudá-los a serem classificados como mais ou menos relevantes para as pesquisas dos usuários. Eles também serão capazes de escolher entre uma página de produto tradicional ou uma página personalizada para seus anúncios, além de poder incluir deep links (disponíveis apenas em dispositivos com o iOS/iPadOS 18 ou superior).
Ainda segundo a Apple, anúncios exibidos no topo dos resultados de busca têm uma taxa de conversão média de 60%. Além disso, 65% dos downloads registrados na loja são feitos após a realização de uma busca por parte do usuário.
Para ter acesso a esses novos anúncios nos resultados de busca, é necessário ter um iPhone ou iPad com o iOS/iPadOS 26.2 ou superior.