Sob investigação na Alemanha desde meados de 2022, o recurso Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT) poderá ganhar novos contornos no país europeu.
Isso porque a Apple concordou em revisar alguns aspectos do recurso após o Bundeskartellamt (Federal Cartel Office, ou FCO), a autoridade antitruste federal da Alemanha, levantar certas preocupações que supostamente feriam a concorrência.
Apple poderá desativar seu recurso antirrastreamento na União Europeia
Luiz Gustavo Ribeiro23/10/2025 • 21:10Mais precisamente, o órgão afirmava que os avisos existentes da ATT davam aos aplicativos da própria Apple uma “apresentação mais favorável” do que aqueles exibidos aos aplicativos de desenvolvedores.
Segundo a Reuters, a Apple concordou em revisar esses alertas e planeja padronizar a redação, o conteúdo e o visual para todas as categorias de aplicativos. Esses ajustes visam “criar uma experiência mais neutra para os usuários e atender às expectativas regulatórias”.
Os proprietários de iPhones notarão telas de consentimento mais objetivas assim que a Apple implementar os avisos revisados. O layout seguirá um modelo unificado e o texto usará uma linguagem consistente tanto em aplicativos da Apple quanto de terceiros.
A Maçã também afirmou que os avisos atualizados preservam seus objetivos de privacidade, ao mesmo tempo em que oferecem aos desenvolvedores um sistema mais claro e consistente.
O presidente do Bundeskartellamt, Andreas Mundt, afirmou que a agência revisará a abordagem da Apple em busca de “desequilíbrios estruturais”. O órgão está colaborando com as autoridades alemãs de proteção de dados durante o processo de teste de mercado — que envolverá empresas e desenvolvedores terceirizados.
via AppleInsider