A Anthropic anunciou nesta semana o Claude Cowork, um agente de inteligência artificial capaz de realizar tarefas em pastas no seu computador — basicamente, como o próprio nome já indica, funcionando como uma espécie de colega de trabalho.
Disponível (em versão beta) no app do Claude para macOS apenas para usuários do plano Max, o software funciona como uma espécie de Claude Code, mas para pessoas que não são programadoras e apenas querem realizar ações em arquivos.
Posts relacionados
- Anthropic lança Claude Opus 4.5, o “melhor modelo do mundo” para programação
- Claude Code é lançado em versão beta na web e no iOS
- Modelo de IA mais leve e rápido da Anthropic ganha nova versão
É possível pedir ao Cowork para organizar arquivos por categorias que você designar ou até mesmo para que ele gere uma planilha com base em screenshots que estejam armazenadas na pasta a qual o Claude terá acesso, por exemplo.
Você também pode pedir ao software para fazer um resumo das reuniões presentes em determinada pasta — seja um resumo rápido (apenas com pontos chaves) ou notas bem mais detalhadas sobre o conteúdo (e com contexto).
A ideia é que o Cowork elimine a necessidade de dar instruções passo a passo como se deve fazer em uma conversa normal com um chatbot. Você pode interromper, corrigir ou ajustar as instruções enquanto ele trabalha com facilidade.
Obviamente, esse nível de controle sobre as pastas do seu computador pressupõe alguns riscos, como o de apagar arquivos por instruções imprecisas, interpretação errônea de comandos ou de ataques de prompt injections.
via The Verge