Demumu: aplicativo que pede “prova de vida” viraliza na China

Demumu: aplicativo que pede “prova de vida” viraliza na China

Demumu, um aplicativo chinês lançado originalmente em 2025, tornou-se uma sensação no país e já é o aplicativo pago mais baixado da App Store chinesa. Ele consiste em o usuário confirmar, de dois em dois dias, se basicamente está ou não vivo. Caso haja uma ausência de resposta durante vários dias, os contatos de emergência do usuário são acionados.

Custando R$7 na App Store brasileira, ele também é conhecido como “Você Está Morto?” (“Are You Dead?”). Seu sucesso entre os jovens reflete um problema bem documentado no país asiático: a solidão. Segundo pesquisas replicadas pela BBC, o número de casas com uma só pessoa deve chegar a 200 milhões na China até 2030.

O jornal britânico destaca ainda o relato de Wilson Hou, que mora a 100 quilômetros da família e baixou o aplicativo por medo de morrer sozinho. Ele trabalha em Pequim e costumava voltar para casa duas vezes por semana mas, devido a um projeto, está dormindo a maior parte do tempo no trabalho, longe da esposa e do filho.

Eu me preocupo que, se algo me acontecesse, eu pudesse morrer sozinho no lugar que alugo e ninguém ficaria sabendo. Foi por isso que baixei o app e cadastrei minha mãe como contato de emergência.

O nome, porém, gera alguma resistência de uso por parte dos chineses. Entendendo o mercado que existe também no entorno da solidão dos idosos, os desenvolvedores planejam ampliar o público-alvo com uma solução específica para os mais velhos, talvez rejeitando o estigma gerado ao app viral.

via 9to5Mac