Deputados pedem para que Apple siga barrando apps à la ICEBlock nos EUA

Deputados pedem para que Apple siga barrando apps à la ICEBlock nos EUA

E a polêmica envolvendo apps feitos para monitorar a ação de agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (Immigration and Customs Enforcement, ou ICE) dos Estados Unidos continua, segundo informações da Reuters.

Na última sexta-feira (5/12), o Comitê de Segurança Interna da Câmara dos Deputados (House Committee on Homeland Security) enviou cartas ao Google e à Apple perguntando sobre as medidas que essas companhias têm tomado para evitar que essas ferramentas voltem a aparecer em suas respectivas lojas de apps.

A Apple, vale lembrar, removeu há alguns meses o app ICEBlock — o qual ajudava usuários a denunciar a ação de agentes de imigração em sua área — após pressão do governo Trump, algo que inspirou críticas tanto do público geral quanto até mesmo de ex-executivos da empresa.

App Eyes Up

Apple remove app que reunia provas de abuso pelo ICE nos EUA

Luiz Gustavo Ribeiro08/10/2025 • 19:48

Segundo o Comitê, esses apps “colocam a segurança de agentes do Departamento de Segurança Interna dos EUA em risco” e que “embora a liberdade de expressão seja protegida, ela não se estende à defesa de atos que incitem ações ilegais iminentes”. O órgão encerrou a sua carga pedindo para que o Google e a Apple impeçam a circulação de novos apps do tipo.

Ainda de acordo com as informações, os parlamentares solicitaram uma reunião informativa até 12 de dezembro com ambas as empresas, que ainda não se pronunciaram sobre esse novo pedido do governo estadunidense.

via 9to5Mac