Um grupo de 48 desenvolvedores chineses apresentou uma queixa antitruste ao órgão regulador do país em oposição às taxas da App Store cobradas pela Apple.
De acordo com o South China Morning Post, os desenvolvedores enviaram uma carta aberta à Administração Estatal de Regulação do Mercado (SAMR, na sigla em inglês) da China, alegando que a Apple não cumpriu a promessa de oferecer taxas de comissão mais baixas no país.
O grupo solicitou que a empresa seja investigada e penalizada por supostamente “abusar de sua dominância de mercado para impor custos injustos e excessivamente altos” aos desenvolvedores locais.
Posts relacionados
- Apple vence processo antitruste por taxas da App Store na… China!
- Apple é acusada de abuso de poder e monopólio sobre a App Store na China
- Desenvolvedores chineses fazem queixa contra a Apple, alegando comportamento monopolístico
Atualmente, a Apple cobra uma comissão de 25% sobre aplicativos pagos e compras dentro de aplicativos na China — uma redução em relação aos 30% cobrados anteriormente, após um corte realizado em março. Na mesma ocasião, a comissão sobre renovações de assinaturas, bem como a taxa para desenvolvedores qualificados nos programas Small Business e Mini Apps Partner, foi reduzida de 15% para 12%.
Os desenvolvedores chineses apontam medidas recentes da Apple em outras regiões (a exemplo do Brasil) como prova de que a empresa pode oferecer condições melhores para desenvolvedores. Entretanto, eles buscam mais do que apenas o modelo de preços adotado no Brasil, pedindo também que a companhia libere lojas de aplicativos de terceiros na China.
A Apple ainda não comentou a queixa dos desenvolvedores, que ainda será analisada pelo órgão chinês antes de, quem sabe, se tornar uma investigação oficial.