Desenvolvedores na China se queixam de taxas da App Store

Desenvolvedores na China se queixam de taxas da App Store

Um grupo de 48 desenvolvedores chineses apresentou uma queixa antitruste ao órgão regulador do país em oposição às taxas da cobradas pela Apple.

De acordo com o South China Morning Post, os desenvolvedores enviaram uma carta aberta à Administração Estatal de Regulação do Mercado (SAMR, na sigla em inglês) da China, alegando que a Apple não cumpriu a promessa de oferecer taxas de comissão mais baixas no país.

O grupo solicitou que a empresa seja investigada e penalizada por supostamente “abusar de sua dominância de mercado para impor custos injustos e excessivamente altos” aos desenvolvedores locais.

Posts relacionados

Atualmente, a Apple cobra uma comissão de 25% sobre aplicativos pagos e compras dentro de aplicativos na China — uma redução em relação aos 30% cobrados anteriormente, após um corte realizado em março. Na mesma ocasião, a comissão sobre renovações de assinaturas, bem como a taxa para desenvolvedores qualificados nos programas Small Business e Mini Apps Partner, foi reduzida de 15% para 12%.

Os desenvolvedores chineses apontam medidas recentes da Apple em outras regiões (a exemplo do Brasil) como prova de que a empresa pode oferecer condições melhores para desenvolvedores. Entretanto, eles buscam mais do que apenas o modelo de preços adotado no Brasil, pedindo também que a companhia libere lojas de aplicativos de terceiros na China.

A Apple ainda não comentou a queixa dos desenvolvedores, que ainda será analisada pelo órgão chinês antes de, quem sabe, se tornar uma investigação oficial.