A preocupação com a segurança de dados na web cresceu muito com a popularização da inteligência artificial generativa — e até mesmo apps aparentemente inofensivos podem estar expondo dados de usuários na internet.
O projeto Firehound, encabeçado pelo laboratório de segurança CovertLabs, é uma espécie de catálogo com informações sobre aplicativos hospedados na App Store que vazam uma série de dados sensíveis dos usuários.
Posts relacionados
- Várias extensões espiãs para o Chrome, Firefox e Edge são descobertas
- Governo da Índia quer que a Apple disponibilize o código-fonte do iOS
- Extensões pro Chrome podem espionar conversas com chatbots de IA
Ao todo, nada menos que 196 apps os quais expõem informações sobre usuários foram catalogados, com a maioria dos que figuram nas primeiras posições sendo de alguma forma relacionados a IA — como o líder, Chat & Ask AI.

Como destacado pelo perfil @vxunderground no X, esse aplicativo em específico é campeão em quantidade de dados expostos, com mais de 406 milhões de registros de mais de 18 milhões de usuários vazados.
Embora muitos apps possam vazar esses dados intencionalmente, alguns o fazem por causa de bancos de dados desprotegidos — o que mostra que, até quando não há uma intenção maliciosa, o perigo existe.
via 9to5Mac