Google Disco é apresentado como uma nova forma de navegar na web com IA

Google Disco é apresentado como uma nova forma de navegar na web com IA

O Google Labs anunciou hoje o Disco, um experimento da empresa para navegação na web baseada em inteligência artificial. O recurso inaugural desse projeto chama-se GenTabs, construído com base no modelo Gemini 3.

O GenTabs é composto por widgets interativos criados a partir de uma combinação de comandos, abas abertas e histórico de conversas. Ele pode, por exemplo, reunir ideias de viagem em uma única tela para a montagem de um itinerário.

O Disco é um novo experimento do @GoogleLabs, projetado para reinventar a navegação e a criação de aplicativos para a web moderna. O primeiro recurso que estamos testando é o GenTabs — uma nova maneira de combinar suas abas abertas em aplicativos totalmente personalizados usando o Gemini 3, nosso modelo mais inteligente.

Todos nós já sentimos a frustração de ter que lidar com dezenas de abas abertas ao trabalhar em uma tarefa complexa, como pesquisar um tópico ou planejar uma viagem. O GenTabs entende proativamente suas tarefas complexas (por meio de suas abas abertas e histórico de bate-papo) e cria aplicativos da web interativos para ajudá-lo a concluí-las. Basta descrever a ferramenta que você precisa e refiná-la usando linguagem natural. E como cada elemento generativo está vinculado à web, ele sempre se conecta às fontes originais.

O GenTabs pode ser refinado com solicitações em linguagem natural e também oferecerá sugestões contextuais de itens que possam ser úteis. O Google observa ainda que as informações fornecidas em um GenTab incluirão links para suas fontes.

Seja para criar um plano de refeições para a semana, planejar uma viagem ao Japão para ver as cerejeiras florescerem ou ajudar o seu filho em idade escolar a aprender sobre os planetas, o GenTabs ajuda você a aproveitar ao máximo a internet.

Saiba mais → goo.gle/3MuymfC
Entre na lista de espera → labs.google/disco

Vale notar que os projetos do Google Labs nem sempre chegam a um lançamento público oficial — e a própria empresa reconhece que o GenTabs provavelmente apresentará algumas inconsistências nesta fase experimental.

O Google tem uma lista de espera para pessoas que desejam experimentar o Disco e o GenTabs — que, por enquanto, está disponível apenas para macOS.