O Google Drive ganhou um recurso alimentado pelo Gemini que fornece um resumo do conteúdo de uma pasta, detalhando informações dos arquivos nela contidos. Essa novidade soma-se à opção Explorar com o Gemini, que abre um painel lateral — semelhante ao que o Google já utiliza nas pré-visualizações de documentos — onde é possível interagir com o chatbot e obter informações mais detalhadas.
Os insights fornecidos pela IA dependem exclusivamente do conteúdo dos arquivos na pasta — o que pode incomodar os usuários que não desejam que o Gemini acesse os seus documentos.

Embora essa funcionalidade venha ativada por padrão, existe a opção de desativá-la — isso, porém, significa desativar todos os recursos do Gemini no Google Drive. Para organizações, administradores podem ativar o recurso por padrão.
A novidade está disponível inicialmente apenas na versão web e está limitada a assinantes do Gemini Plus/Pro ou do Google Workspace. Além disso, a gigante de Mountain View afirma que o recurso está sendo implementado em inglês — mas o MacMagazine constatou que ele também está disponível em português — e chegará a mais pessoas “nas próximas semanas”.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos/serviços usando os nossos links de afiliado.